Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
17 de junho de 2023 às 10:00

A omertà dos poderosos

Paulo Morais, ativista de muitas causas, não é uma figura consensual. Nem tem de ser. É apenas uma voz que se tem afirmado, com imensa coragem, na denúncia dos abusos de muitos poderes, seja em que latitude for, sejam quem forem os “incomodados”.

A manipulação dos tribunais por parte de quem tem muito dinheiro é uma das mais poderosas causas de limitação do debate público. Sempre foi assim, desde os confins da história. O mais surpreendente, porém, é que permaneça, como um rolo compressor, a pairar sobre quem teima em falar com liberdade no espaço público. Os jornalistas, os ativistas de direitos humanos ou de causas como o combate à corrupção e outras formas de criação de desigualdades, são os grandes alvos do poder do dinheiro. E as vítimas somos nós, cidadãos, em nome de quem aquelas vozes assumem o risco de denunciar, expor, revelar, dizer, publicar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.