Sábado – Pense por si

Rita Rato Nunes

Atenção, estas burlas estão em todo o lado e querem apanhá-lo

Há redes nacionais e internacionais de crime organizado que criam mensagens de telemóvel, emails e perfis falsos nas redes sociais com o intuito de enganá-lo e fazê-lo divulgar os seus dados pessoais, códigos bancários ou fazer pagamentos e investimentos em produtos inexistentes. Deixar o mundo digital não é opção, mas há formas de reconhecer o perigo e reduzir o risco de cair num engodo. A SÁBADO conta-lhe a história de seis vítimas e os conselhos de seis especialistas em cibersegurança.

Luana Augusto

Os 'gamers' já estão na mira dos cibercriminosos

Ciberataques através de 'infostealers' estão a aumentar e neste contexto os jogadores de videojogos são a presa mais fácil de atacar. Objetivo é roubar dados bancários ou palavras-passes.

Saiba tudo sobre o novo sistema de transferências de dinheiro por telemóvel

Saiba tudo sobre o novo sistema de transferências de dinheiro por telemóvel

Os clientes bancários, embora nem todos ao mesmo tempo, vão ter acesso a um novo serviço de transferências de dinheiro que apenas exige o número do telemóvel do beneficiário. Chama-se SPIN e foi desenvolvido pelo Banco de Portugal (BdP). É gratuito e terá de ser disponibilizado por todos os bancos a partir de 16 de setembro.

António José Vilela

Processo EDP. Provas da corrupção em Portugal são "imprestáveis" no Brasil

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal no caso Lava Jato ameaça destruir o que resta da investigação às suspeitas de crimes na adjudicação e construção da Barragem do Baixo Sabor. Um juiz daquele tribunal brasileiro decidiu que são nulos os dados da empresa Odebrecht - documentos bancários, emails e testemunhos de delatores - que o Ministério Público está a usar para tentar descobrir quem é o “Príncipe”.

Sónia Bento

Vinted é o novo alvo de ataque de burlões

As mensagens podem parecer oficiais, mas não passam de burlões a tentar furtar dados de cartões bancários. Há centenas de queixas dos utilizadores da app.

Efacec: Governo aprova venda à DST

A operação, precisou João Nuno Mendes, envolverá uma pré-capitalização a ser realizada pela Parpública e financiamento por parte do Banco de Fomento, o que, referiu, "permitirá ao Estado português reaver um conjunto de garantias de Estado que tinham sido prestadas ao longo destes dois anos a financiamentos bancários concedidos à Efacec" e que são na ordem dos 115 milhões de euros.

Bruno Faria Lopes

Os bancos não param de encolher os bancários

As rescisões este ano são mais um capítulo do grande encolhimento dos bancários, que caíram para quase metade em 20 anos. Pressão para aceitar rescisões é alta. E a tendência vai continuar.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)