O preço do passado
Parece História antiga, mas ainda estamos a pagar a corrupção sistémica que nos atirou para a crise.
Parece História antiga, mas ainda estamos a pagar a corrupção sistémica que nos atirou para a crise.
Um empresário agrícola que ofereceu a primeira guitarra a Amália Rodrigues, o militar inglês que perdeu o braço na II Guerra, o parente excêntrico que subia o Chiado de marcha atrás num Rolls-Royce e uma das famílias mais ricas do País. Estes são os descendentes de Arnaldo João.
António Castro Henriques, ex-administrador do BCP, escreveu uma carta aberta a Filipe Pinhal, outro antigo administrador, no dia em que este apresenta o livro "Estes Portugueses São do Piorio".
Chega ao fim o julgamento de recurso de 11 dos bancos multados em 2019 pela Autoridade da Concorrência pela prática concertada de troca de informação no crédito.
Escolhido pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Ramalho, Paulo Sousa ocupou, previamente, cargos como a presidência do Banco Comercial de Investimentos e a vice-presidência da Cruz-Vermelha Portuguesa.
A administração da SCML foi exonerada a 29 de abril passado, tendo a ministra Maria do Rosário Ramalho justificado a decisão de afastar Ana Jorge e a sua equipa por uma "total inação" face à situação financeira na instituição.
Um dos detidos transferiu mais de um milhão de euros para o Millenium BCP e, com outros suspeitos, criou sete empresas em Portugal para esconder bens.
Situação foi provocada pela atuação do Comandante da Guarda Nacional, Vítor Tchongo, ao mandar libertar os dois membros do Governo detidos na Polícia Judiciária.
Kristina Baikova tinha 28 anos e não resistiu a uma queda do 11.º piso. Foi aberta uma investigação ao sucedido.
Tiveram os maiores barcos de Angola, fizeram corridas de carros em Jaguares, mandaram erguer igrejas com santos e bispos vindos da metrópole, a mesma metrópole de onde chegaram a enviar governantas para casas com ares condicionados instalados por portugueses. Na África de todas as oportunidades, alguns montaram negócios nunca vistos – como os pioneiros da cerveja e do whisky local –, outros enriqueceram com algodão, fazendas de gado e abacaxi ou conservas de atum.
Neta de um empresário que embarcou clandestinamente para o Brasil - onde fez fortuna - e filha de um médico, tirou o curso de secretariado em Londres e serviu muitas vezes de intérprete ao marido, Américo Amorim. Escreveu um livro, fez três museus, tem um mini jardim zoológico com cangurus australianos e aves exóticas.
Ainda antes das disputas na família apareceram dois falsos filhos do milionário. Agora, os herdeiros já licitaram os bens, mas o acerto de contas continua por fazer e o fim do processo – que começou em 1988 – está longe.
Banco alemão contabilizou um prejuízo de quase 2.900 milhões de euros, devido às provisões e aos custos da reestruturação, que compara com o lucro de 585 milhões de euros em 2019.
O CEO do banco português reagiu à notícia avançada no fim de semana, negando qualquer interesse numa possível compra do Montepio.
Ação pretendia "a anulação parcial da decisão da Comissão Europeia relativa à aprovação por esta do Mecanismo de Capitalização Contingente" no Novo Banco.
O banco português liderado por Miguel Maya terá de desembolsar 6 milhões de euros anuais, de acordo com as estimativas do CaixaBank BPI para a nova taxa de solidariedade criada pelo Governo, no âmbito do Programa de Estabilização Económica e Social.