COP30: Países árabes, Rússia, Índia e China estão a bloquear roteiro para fim dos combustíveis fósseis
"Há uma grande pressão dos países produtores do petróleo, que não querem reduzir as emissões", disse a ministra Maria da Graça Carvalho.
"Há uma grande pressão dos países produtores do petróleo, que não querem reduzir as emissões", disse a ministra Maria da Graça Carvalho.
"Evitar inundações, erosão costeira, catástrofes naturais e segurança contra os grandes incêndios é segurança nacional", diz a ministra do Ambiente.
Em entrevista em Baku, no Azerbaijão, o heptacampeão do Mundo de Fórmula 1 confirmou que decidiu vender todos os veículos da sua garagem.
O presidente russo referiu que a cidade estava a ser atacada "por drones de combates ucranianos e a defesa aérea russa estava a repelir esses ataques", ainda assim não terá referido que foi a força aérea russa a atingir o avião.
Passageiros e um tripulante descrevem que ouviram estrondos antes da aeronave se despenhar perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão.
O avião de passageiros da Azerbaijan Airlines despenhou-se no Cazaquistão na quarta-feira, e fez 38 mortos.
O presidente anarcocapitalista da Argentina tomou posse a 10 de dezembro de 2023. Passado um ano, a inflação diminuiu e a pobreza aumentou.
Os países de todo o mundo aprovaram um acordo que prevê um financiamento anual de pelo menos 300 mil milhões de dólares para os países em desenvolvimento.
Cimeira do Clima em Baku chega aos últimos dias com países em desenvolvimento a pedir um esforço maior aos desenvolvidos. “Infelizmente, a COP29 tem todas as condições para falhar”, diz delegada portuguesa.
Dinamarca, Países Baixos e Reino Unido ocupam os lugares cimeiros no top do desempenho climático.
Segundo a investigação, sete estados ou províncias emitem mais de mil milhões de toneladas de gases com efeito de estufa, todos eles na República Popular da China, exceto o Texas, que ocupa o sexto lugar da lista.
Até porque, quando falamos em colonialismo, atentados a direitos humanos ou crimes ambientais, poucos são os países que não têm culpa no cartório.
Além dos limites do Acordo de Paris, será ainda discutido o financiamento destinado aos países em desenvolvimento.
Pretende-se alcançar compromissos de redução de emissões até 2030, depois do último relatório da ONU sobre emissões de gases com efeito de estufa (GEE) ter previsto um aquecimento global de 3,1 graus celsius (°C) até ao final do século, caso se mantenham as políticas atuais.
A rejeição foi feita apesar das tentativas de diálogo desde junho, que incluíram "duas reuniões, mais de 60 chamadas (90% das quais não atendidas) e mais de 20 contactos informais".
É o que indica um relatório da organização humanitária Oxfam, que monitorizou as emissões de jatos privados, iates e investimentos poluentes.