
Cantora e ministra brasileira Margareth Menezes atua em Lisboa em outubro
A atual ministra da Cultura do Brasil e "figura de proa do afropop brasileiro" vai atuar a 20 de outubro na sala Lisboa ao Vivo (LAV).
A atual ministra da Cultura do Brasil e "figura de proa do afropop brasileiro" vai atuar a 20 de outubro na sala Lisboa ao Vivo (LAV).
Além dos quatro portugueses, entre os cardeais eleitores de língua portuguesa que já estiveram na Cova da Iria contam-se Arlindo Gomes Furtado, Leonardo Steiner, Orani João Tempesta, Sérgio da Rocha e João Braz de Avis.
O escritor peruano foi celebrado e prestigiado com o Nobel pela sua "cartografia das estruturas do poder". Revisite cinco dos seus títulos mais memoráveis.
Exposições, workshops e visitas guiadas na Avenida da Liberdade
Perfeito para acompanhar peixes gordos assados ou grelhados, bacalhau seco (recomenda-se um bacalhau à Brás) e carne grelhada, eis o Quinta do Côtto.
A poucos dias dos Óscares, a 2 de março, a nomeada ao prémio faz viagens-relâmpago à capital para saborear novamente o anonimato. Tem casa perto do Cais do Sodré. Quando sai à rua, aceita os pedidos de selfies dos fãs e mistura-se com os locais. Não resiste ao pão de sementes numa padaria da Bica e perde-se pelos peixinhos da horta do Pap’Açorda.
Este ano, o Carnaval chega mais tarde e celebra-se nos primeiros dias de março. Para que não lhe falte animação e folia, juntámos programas municipais, jantares em hotéis, festas e oficinas para os miúdos.
De norte a sul, a época dos festivais está a chegar em força. Não falta o que ouvir nos próximos dias: músicas do mundo em Sines, rock e hip-hop no Meco e ritmos africanos e brasileiros em Amarante.
Ataques de hackers, que afetaram o site oficial do filho de Jair Bolsonaro, manifestações e revoltas nas redes sociais. Mulheres brasileiras contestam o projeto de lei.
Antes de junho, mês em que começa o verão e arrancam em força os festivais, há muito para ver e ouvir de Norte a Sul do País: de concertos de estádio às pequenas salas, propícias a descobertas.
Gosta de ir ao estádio de Alvalade, de cachecol e T-shirt do Sporting. A protagonista de Cacau, na TVI, é viciada em chocolate, gosta de ouvir música “aos berros” enquanto arruma a casa, não passa sem reiki e já sabe em quem vai votar.
Trabalhou no BES, na PT e na EDP, empresas com que o pai tinha boas relações. Estudou nos Salesianos do Estoril e na Católica, mas nunca se interessou pela política. E saltou para a ribalta com o caso das gémeas luso-brasileiras que assombra o mandato presidencial do pai.
Equipa do técnico português empatou com o Cruzeiro mas celebrou conquista.
Música, meditação e uma estreia sangrenta em território israelita marcaram o festival que tem na origem uma mensagem de paz e harmonia.
Se foi esta a despedida de Caetano de Lisboa, o compositor certificou-se de que sairia em grande.
Presença assídua e acarinhada em Portugal, a lenda da música brasileira está de volta: saiba o que esperar da digressão que passa por Lisboa de 9 a 12 e pelo Porto dia 14, com bilhetes de €25 a €100.