
Morreu Mario Vargas Llosa: o Nobel da Literatura que queria ser lembrado pela escrita
Vargas Llosa é um dos nomes mais importantes das letras latino-americanas e firmou-se como um dos principais escritores da sua geração.
Vargas Llosa é um dos nomes mais importantes das letras latino-americanas e firmou-se como um dos principais escritores da sua geração.
No início do ano, o Governo chileno anulou o negócio imobiliário que previa a compra da propriedade do antigo presidente socialista (1970-1973), avaliada em 900 mil dólares (818 mil euros), para a transformar num museu.
Como realizador de cinema, Antonio Skármeta rodou vários documentários e longas-metragens. História do carteiro de Neruda foi escrita em 1981.
O caso de Jara, militante do Partido Comunista e colaborador do governo da Unidade Popular do antigo presidente socialista Salvador Allende (1970-1973), era um dos mais importantes que a justiça chilena ainda não havia encerrado.
O relatório dos peritos irá ser analisado para que o tribunal se possa pronunciar sobre o caso. Sobrinho tinha assegurado que o poeta chileno tinha sido morto à luz dos últimos resultados.
A nova constituição assentava em pilares como a defesa do ambiente ou o reconhecimento das populações indígenas e vinha substituir o texto que vigora desde 1980, época da ditadura.
Quatro séries da Netflix baseadas em acontecimentos reais e de ficção, em que a religião foi usada por linhas tortas. Começamos no Chile, passamos pelo Brasil, por Nova Iorque e acabamos no Oregon – como o Pai Natal.
Aos 35 anos, Boric é o mais novo presidente da história do país sul-americano e promete reformas estruturais na sociedade. Mas o seu caminho adivinha-se árduo.
14 milhões de chilenos são chamados às urnas para dizer sim ou não a uma mudança na Constituição.
O escritor chileno, também cineasta e jornalista, morreu esta quinta-feira aos 70 anos.
Crise económica, corrupção, descrédito dos políticos, uma classe média emergente sem expectativas. Nuno Rogeiro e Filipe Pathé Duarte explicam à SÁBADO o que une os protestos que estão a abalar a América Latina, mas não só.
Em três semanas de manifestações, 20 pessoas perderam a vida. Protestos foram desencadeados pelo aumento do preço dos bilhetes do metropolitano.
Na manifestação que reúne cerca de 70 organizações sindicais e sociais, ouviram-se palavras de ordem exigindo a revisão da Constituição-
Depois de uma semana de protestos contra a desigualdade social, as ruas do Chile encheram-se de cartazes: "Tiremos as teias de aranha do sistema, já!" ou "Quando a tirania é lei, a revolução é ordem", lia-se.
"A dança dos que ficam" é a música mais cantada pelos milhares de chilenos que saíram as ruas para protestar contra as desigualdades no país. "Ninguém nos quis ajudar de verdade", ouve-se nas ruas de Santiago.