Sábado – Pense por si

Editorial

O regresso do terrorismo à agenda

Dezenas de crianças com direito à nacionalidade portuguesa continuam em campos da Síria. Nenhuma tem culpa do que o destino lhe reservou. Todas acabarão por culpar quem as abandonou à sua sorte. Este será mais um problema com que o Governo de Montenegro será confrontado.

Nuno Tiago Pinto

As operações clandestinas dos espiões portugueses

A intervenção do SIS para recuperar o computador de Frederico Pinheiro trouxe para a ribalta a atuação dos oficiais de informações do SIS. Treinados para realizar operações clandestinas, os agentes dos “serviços” atuam na fronteira da legalidade – ou mesmo ultrapassando-a, segundo relatos de ex-responsáveis.

Geopolítica @plicada

Comungar futebol

Doze anos após a decisão de atribuição do mundial ao Catar, o mundo muda a um ritmo vertiginoso. A Europa dos valores democráticos e liberais está com crescente dificuldade em lidar com regimes iliberais e tirânicos, que demonstram estarem-se nas tintas para os direitos humanos.

Márcia Sobral

Transnístria: a região que oficialmente não existe, mas tem governo e moeda

Desde o início da semana que os separatistas da Transnístria dizem que foram alvos de “atentados terroristas” levados a cabo pelas forças ucranianas. Em causa está uma explosão no Ministério da Segurança em Tiraspol, outra numa torre de rádio e um ataque a uma unidade militar. Mas que região é esta e qual a sua importância no conflito na Ucrânia?

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana