
Caso de poliomielite registado em Gaza 25 anos depois
Doença considerada erradicada na Europa, atinge crianças com menos de cinco anos e pode levar à paralisia ou até mesmo à morte.
Doença considerada erradicada na Europa, atinge crianças com menos de cinco anos e pode levar à paralisia ou até mesmo à morte.
O mais recente surto é causado pelo 'clade I', da África Central, que é diferente do que causou o surto em 2022, com vários casos na Europa, o 'clade II', da África Oriental, indica.
Com o alívio das medidas covid-zero, muitos chineses deslocam-se a Macau e Hong Kong à procura das vacinas da Pfizer e da Moderna. Procura por medicamentos contra gripe e constipações, testes de covid-19, máscaras e luvas higiénicas, termómetros também levou a escassez.
Autoridades de saúde decidiram que os infetados e os seus contactos já não têm que ser movidos para centros de quarentena.
Turistas queixam-se que estão a ser obrigados a pagar o confinamento ao preço normal, apesar das autoridades terem anunciado descontos de 50% nos preços. Têm de ficar na ilha uma semana e só podem sair depois de cinco testes negativos.
O Instituto Superior Técnico prevê ainda que eventos como o Rock in Rio causem uma média de 40 mil contágios, pelo que recomendam o uso de máscara em grandes eventos, nos transportes públicos e em contexto laboral quando há proximidade entre trabalhadores.
A DGS alerta que a infeção pode ser transmitida de uma pessoa para outra através de contacto físico próximo, incluindo contacto sexual.
Incidente foi filmado e originou vários protestos na cidade que está em quarentena obrigatória há um mês.
As vítimas mortais tinham entre 89 e 91 anos e não estavam vacinadas, segundo revela a Comissão de Saúde da cidade chinesa.
A representação diplomática assegurou que "está a acompanhar de perto" a situação dos portugueses residentes em Xangai.
O departamento recomendou ainda aos cidadãos norte-americanos que não viajem para a China devido à "aplicação arbitrária" de restrições contra o novo coronavírus responsável pela covid-19, de acordo com um comunicado.
"É ainda muito cedo para tratar a [variante] Ómicron como uma gripe", defendeu Liang Wannian, durante uma entrevista à televisão estatal CCTV.
"Vamos esperar que o vírus atinja os mínimos possíveis para nos darem alguma liberdade também no que diz respeito à utilização de máscaras", mas as medidas dependerão sempre da "dinâmica do vírus", adiantou Graça Freitas.
O aumento dos casos positivos nas escolas obriga os pais a sujeitar os filhos à zaragatoa, várias vezes por semana. É uma forma de dar confiança, mas pode ser um exagero.
A Direção-Geral de Saúde admite rever as regras de isolamento para quem foi infetado com covid-19 ou esteve em contacto com um infetado. Doentes com sintomas terão de manter isolamento.
A Direção-Geral da Saúde está a estudar o alívio de restrições, como o uso de máscara em recintos fechados. A opinião dos especialistas não é consensual.