
Lisboa tem um novo espaço cultural: a Casa Capitão
Fica no Beato, funcionou nos verões de 2020 e 2021 e volta como projeto "de longa duração", não apenas de verão. Inauguração acontece a 19 de setembro.
Fica no Beato, funcionou nos verões de 2020 e 2021 e volta como projeto "de longa duração", não apenas de verão. Inauguração acontece a 19 de setembro.
Um festival dedicado à música internacional no Porto, uma feira de artesanato em Sintra e uma peça de teatro em Lisboa. Este fim de semana, não faltam motivos para sair de casa.
Já foi desvendada a programação da temporada que vai da reabertura da sala após o verão, em setembro, até janeiro de 2026. Hermeto Pascoal e Marlene Monteiro Freitas também por lá passam.
"Ao dia de hoje, ainda não foram comunicados os resultados provisórios", lamenta a associação Plateia, que nota a "instabilidade e insegurança" provocada pelos atrasos.
É arquiteto de formação, mas o que o move é o combate à desertificação da Beira Baixa. Além de ter criado uma forte comunidade de nómadas digitais e vários pólos tecnológicos, ergueu um festival de música e artes visuais. Agora, abre as portas do palácio Picadeiro aos artistas que ali querem fazer acontecer.
Um evento para conhecer a música do mundo, propostas de celebração gastronómica ou um festival literário que aproxima a Europa. Não faltam planos para sair de casa.
O fotógrafo Alfredo Cunha e a atriz São José Lapa estão entre as dez personalidades condecoradas pelo Governo, a que se soma uma associação cultural.
Uma exposição dedicada a Camões e o primeiro momento de "uma nova programação regular de concertos gratuitos" assinalam a nova vida do edifício, desenhado por Álvaro Siza para a Expo'98.
As médias nacionais escondem realidades díspares. Num universo de mais de 500 escolas, há oito onde a maioria dos alunos não consegue fazer os três anos sem chumbar.
À SÁBADO, o encenador diz que na sua nova peça, "Since I've Been Me", os heterónimos de Pessoa interagem "como se fossem um, num prisma".
Nas escolas privadas os estudantes terminam o ensino secundário com uma média interna (sem exames nacionais) de 16,9 valores. Já no ensino público ficam-se pelos 15,0 valores, numa escala de zero a 20.
Realizador de cinema e televisão, visionário da cultura norte-americana, deixou marca nas artes visuais, música e sociedade. Um raro exemplo de quase unanimidade.
A associação acusa do Governo de "interromper o ciclo de crescimento dos montantes atribuídos aos Apoios às Artes", o que o considera ser "um retrocesso".
"O fim foi visto" de Teresa Coutinho é uma das peças de uma programação que inclui teatro, dança, música e performance.
No Museu do Tesouro Real, gastronomia, música e artes visuais confluem esta 6.ª num jantar com Branko e os melhores vinhos do Alentejo.
A 10 de setembro é inaugurada a exposição "Habitar Siza: a arquitetura por quem lá mora", que analisa o modo como as pessoas que habitam espaços desenhados pelo arquiteto Álvaro Siza experienciam e interagem com a disposição espacial dos seus apartamentos.