
Cinco tintos únicos para um Natal mais especial
Este ano, escolha celebrar em família com um tinto à altura da ocasião.
Este ano, escolha celebrar em família com um tinto à altura da ocasião.
Aos 20 anos de carreira, o enólogo da Fitapreta celebra uma indústria mais diversa e inclusiva que precisa de mais identidade. Acredita que, mais do que uma ciência, beber deve ser um prazer.
A chegada do tempo quente pede uma renovação nas garrafeiras. Passámos as últimas semanas a provar as novas propostas dos produtores para lhe trazer as que melhor combinam com o verão. Boas provas.
O calor que ainda temos pela frente pede uma renovada lista de garrafas de referência. Reunimos os mais frescos e vibrantes vinhos de verão para que não lhe falte o refresco ideal para qualquer ocasião.
A Ervideira volta a lançar o seu bestseller. Fresca, equilibrada e versátil, a colheita de 2022 do Invisível é um branco de tintas bem servido a qualquer temperatura, e que promete envelhecer lindamente em garrafa.
A tradição dos vinhos alentejanos é sobejamente conhecida, mas na Vidigueira há quem arrisque. Fomos descobrir a história da Herdade Grande, neste Alentejo que se renova e reconfigura.
O que importa não mudou: “Mantivemos a aposta num terroir de eleição, que é a Vidigueira, e nas castas portuguesas.” O que mudou, nos vinhos do enólogo, foi apenas a imagem, hoje mais sóbria.
O produtor alentejano acaba de lançar novos tintos, de Aragonez, Alicante Bouschet e Touriga Franca. “A ideia é mostrar o caráter de cada variedade, nas melhores parcelas de vinha”, explica o CEO, Alexandre Relvas.
A agricultura regenerativa garante sustentabilidade a esta herdade em Igrejinha. O novo tinto de 2017 mostra como nunca o seu bem cuidado terroir.
A má fama vem de tiradas nada abonatórias, como “é vinho de turista” – ou “de senhora”. Mas é injusta: quando as temperaturas sobem, nenhum é mais refrescante.
Versáteis e frescos, os rosés da Mercadona são boas companhias para quase tudo o que pomos na mesa.
Está bem à vista o sucesso deste vinho branco, quase transparente, feito com uvas da casta tinta Aragonez: à 12.ª edição, é o mais vendido da marca alentejana Ervideira.
Quando a filha de Morais Rocha se juntou ao negócio vinhateiro do pai, a produção cresceu e a irreverência também. Um sucesso da Vidigueira.
Inovação e seleção norteiam o trabalho de Dorina Lindemann na Quinta da Plansel, em Montemor-o-Novo. Acaba de renovar a marca mas a sua paixão é a de sempre: castas portuguesas
Adega de Pegões alcançou mais de 150 prémios e troféus desde janeiro.