Sábado – Pense por si

Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.

Cancro: muito mais que um diagnóstico

Alimentação, sono, relações familiares. Um diagnóstico de cancro impacta a pessoa em todas as suas valências. É preciso uma abordagem integrada e humana, em todas as dimensões, para um cuidado completo.

Maria Henrique Espada

Câmara de Isaltino contratou a empresa da filha

A Purechoice, unipessoal de Dora Morais Batista, presta serviços de psicologia clínica. Ganhou 116 mil euros em três contratos. Regime usado, de “contratação excluída”, exclui concorrência.

Lucília Galha

No cancro, o dinheiro é mais um problema

A doença não tem só uma carga emocional, representa uma grande perda de rendimento para as famílias. Há quem se endivide e peça ajuda – até para comer.

Vanda Marques

"Em Gaza, ser criança é uma sentença de morte"

São várias ações pelo País para chamar a atenção para a crise em Gaza. Como explica o colectivo Parents for Peace, não podem ficar parados perante o genocídio. Hoje, em Lisboa, fazem uma ação nacional de sensibilização na Rua do Carmo. Segue-se Porto, Ericeira, Setúbal e Coimbra.

Lucília Galha

Foi vítima, agora é ativista

Depois de um vídeo íntimo seu ser posto nas redes, Inês Marinho criou uma associação para ajudar pessoas a quem aconteceu o mesmo – e incentivá-las a denunciar.

Susana Lúcio

A paralisia cerebral não pára a Sofia

Com 9 anos, não anda nem fala – mas comunica através de um tablet. Vai à praia, a festivais de música e é boa aluna. A luta da mãe é mostrar que é uma criança como as outras.

Lucília Galha

Melanie Tavares: "Mesmo as situações mais comuns podem tornar-se traumáticas"

A psicóloga clínica teve um trauma na infância e parte da sua experiência para ajudar adultos e crianças a superarem estas situações. Num livro publicado recentemente fala da importância de não minimizar o sofrimento, nem usar o discurso "isso depois passa". E dá dicas de como procurar ajuda.

Raquel Lito

Violadas quebram silêncio

Andreia sofreu às mãos do violador de Telheiras, Cristina foi vítima do marido, Maria do namorado da irmã e Ana do padrasto. Numa altura em que se multiplicam notícias de casos, a SÁBADO recolhe quatro testemunhos de quem denuncia e tenta ultrapassar o trauma.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)