
Guardas prisionais processam Mamadou Ba em quatro milhões de euros
Mamadou Ba escreveu ter “dificuldades em acreditar” nos suicídios de pessoas negras nas prisões.
Mamadou Ba escreveu ter “dificuldades em acreditar” nos suicídios de pessoas negras nas prisões.
Depois de "Blackface", Mendonça volta a olhar para o racismo com humor. Neste concurso de criadores brancos e concorrentes negros, fala-se de reparações históricas. Estreia este sábado, em Sintra.
Um concerto de homenagem a Carlos Paredes na Praça do Município e a exposição "Arquitetas da Liberdade", sobre a luta das mulheres pelo direito à habitação, são duas das propostas evocativas da Revolução.
Nem adormecida nem desencantada, Capicua reage ao presente, ergue a caneta e traz-nos "Um Gelado Antes do Fim do Mundo". Falámos com ela.
Será que os defensores dos direitos humanos, da Democracia e do Estado de Direito, não sabem mesmo o que deve/tem de ser feito para que a Ordem que deve/tem de imperar em Portugal seja de cariz democrático e humanista em vez de securitária, autoritária, intolerante e anti-democrática?
Um espetáculo de dança em Viseu, uma exposição em Almada, doçaria em Abrantes e um festival de música no Porto são as nossas sugestões.
Para a associação, "em todos os casos de brutalidade policial que resultaram em mortes de cidadãos negros, racializados, a PSP nunca foi convincente sobre as condições e motivos destas mortes".
A queixa-crime da autarca de Arroios contra uma cidadã crítica é um enxovalho à democracia.
Magistrada Joana Ferrer que condenou o ativista anti-racista por difamar o militante de extrema-direita Mário Machado diz que arguido tentou condicioná-la quando chamou à acusação “uma das maiores borradas do juiz Carlos Alexandre”. Mamadou Ba diz que decisão é uma “clara retaliação” da juíza.
Bastava olhar para a sala para ver por que razão uma actividade de enorme mérito não está na moda. As pessoas são de um modo geral “não jovens” e os velhos não estão na moda.
A capacidade dos líderes ocidentais de manter esta segregação moral e jurídico-política é, de facto, cada vez mais ignóbil. A dualidade de critérios, a desumanização e a complacência eram expectáveis.
Fomos à Alemanha a pensar no Euro 2024 de futebol, mas descobrimos outras boas razões para a viagem. Hamburgo é uma das cidades anfitriãs do evento e a cerca de 100 quilómetros estão duas joias históricas que não vai querer perder: Schwerin e Wismar.
Há 40 anos que Irmela Mensah-Schramm percorre Berlim a eliminar graffiti nazis. Já foi atacada e teve de pagar uma multa, mas não para.
Se, em democracia, a maioria escolher acabar com ela e instaurar um regime autoritário que viole os mais básicos direitos humanos, devemos, simplesmente, aceitar a derrota. Não consigo, em consciência, aceitar tamanha passividade.
Autarquia liderada por Carlos Moedas realça que "estes novos lisboetas são um claro fator de renovação da população e aumentam a demografia local e nacional".
Por ser pública, tive acesso à sentença, que oportunamente li e analisei. Foi com desilusão que li a fundamentação do resultado que já tinha sido amplamente noticiado – a condenação de Mamadou Ba pela prática de um crime de difamação, com pena de multa de €2.400.