Os animais são um (grande) negócio
A faturação das clínicas aumentou 46% em dois anos – os donos procuram mais e melhores tratamentos e há grupos económicos que dominam o mercado.
A faturação das clínicas aumentou 46% em dois anos – os donos procuram mais e melhores tratamentos e há grupos económicos que dominam o mercado.
O socorro depois do atropelamento de um animal errante, no concelho Seixal, resultou numa reclamação devido à atuação dos agentes da PSP no local. A Sociedade Protetora dos Animais refere que "a recolha deve ser feita pelos centros oficiais", mas "as autoridades têm de se certificar que o animal é socorrido (...)".
A esse ferimento ligeiro não é reconhecida gravidade, mas o guarda recebeu ainda assim tratamento no Hospitalar São Sebastião, "sobretudo para se evitarem infeções".
Associação alerta para o impacto devastador de tratar os animais como objetos descartáveis
São 2.161 documentos para o Governo fazer obras por todo País, algumas quase faraónicas, outras comezinhas, que vão da construção de regadios a maus cheiros em aterros. Também há propostas sobre armas, touradas, patrulhas acrobáticas, peixe-espada, direitos LGBT, matadouros, jacintos-de-água, streaming ou expropriação da Cova da Moura.
Sem espaço ou condições para os ter nos abrigos, os animais de rua continuam a reproduzir-se. Turquia anunciou o abate de cães errantes para controlar esta população. Por cá as medidas não são tão polémicas, mas também não são eficazes.
Dados da GNR, compilados no estudo e relacionados com a sinistralidade rodoviária, revelam que foram reportados 4.640 atropelamentos, sendo de 4.443 cães e 197 gatos entre 2019 e 2022, tendo 2020 sido o ano em que se reportaram mais atropelamentos.
Depois de referir que "este não é o Programa que o PAN entregaria", Pedro Neves disse que viu "com bons olhos" a inclusão de medidas do partido apresentadas ou aprovadas durante a legislatura passada, como o fim das quotas de avaliação dos trabalhadores da função pública.
Com a identificação de animais de companhia, quer-se "contrariar o abandono e as suas consequências para a saúde e a segurança das pessoas e o bem-estar dos animais".
As estatísticas apontam uma redução nacional de 3,9% entre 2021 e 2022, escondendo realidades locais como a de Lisboa, onde os animais recolhidos têm vindo a aumentar.
Documento encontra-se em Consulta Pública até ao final de agosto.
O ministro do Ambiente e Ação Climática adiantou que havia uma "desatenção" por parte da administração em relação à problemática dos animais de companhia.
Os animais estavam numa saca na berma de uma estrada. Casos está entregue à Justiça.
É a cidade onde nasci, onde vivo e onde desejo morrer. Dizer que as oposições à liderança camarária são fracas não pode significar o branqueamento do estado calamitoso de Lisboa.
Proposta foi entregue ao Ministério da Agricultura em 20 de dezembro e ainda não suscitou resposta.
O mar de Rui Reininho é imenso e profundo, nele cabem os problemas da adolescência, os inadaptados, sintetizadores e taças orientais, como se ouve em 20.000 Éguas Submarinas, o novo trabalho a solo.