
Mau tempo arranca árvores do cemitério do Alto de São João em Lisboa
Nas imagens divulgadas consegue-se ver árvores de grande porte no chão e também por cima de campas do cemitério do Alto de São João devido à passagem da depressão Martinho.
Nas imagens divulgadas consegue-se ver árvores de grande porte no chão e também por cima de campas do cemitério do Alto de São João devido à passagem da depressão Martinho.
A Câmara de Lisboa contabiliza que removeu este ano 20 quilómetros de cabos mortos nas fachadas, instalados pelas operadoras de telecomunicações, mas o cenário global de centenas de cabos pendurados e enrolados à volta dos prédios permanece inalterado. Há uma década que se promete um fim para o caos.
A 25 de janeiro deste ano, o Supremo Tribunal Administrativo rejeitou o recurso dos seis bisnetos do escritor Eça de Queiroz, que contestam a sua trasladação para o Panteão Nacional, permitindo que a homenagem apoiada pela maioria dos descendentes se concretize.
Cultivava a imagem de um político reservado e os amigos enalteciam-lhe a coragem e a obstinação. Nos bastidores, era bem-disposto, gostava de velocidade, de golfe e de grandes vinhos. E era um apreciador dos melhores hotéis e restaurantes, de charutos, música clássica e pintura. Rompeu com tudo por causa de um grande amor, Snu. Se fosse vivo, o antigo primeiro-ministro faria 90 anos a 19 de julho.
Os juízes decidiram por unanimidade não dar provimento ao recurso interposto pelos seis bisnetos que se opõem à trasladação do escritor.
Dos 22 bisnetos de Eça de Queiroz, 13 concordaram com a trasladação para o Panteão Nacional, havendo três abstenções.
O Supremo Tribunal Administrativo rejeitou a providência cautelar interposta por seis dos 22 bisnetos do escritor que queriam impedir a transladação de Eça de Queiroz para o Panteão Nacional
Um ministro, por mais inapto e inepto que possa ser, o que até nem é o caso, não merece ser fisicamente agredido. Já agora, pergunto: e se não fosse tinta? E mesmo sendo tinta, que é um produto químico, e se os olhos tivessem sido atingidos? E a tinta não é produzida a partir de combustíveis fósseis?
O escritor Afonso Reis Cabral diz que tanto ele como "a Fundação Eça de Queiroz e a maioria familiar" estão "muito satisfeitos" por tribunal ter confirmado os seus argumentos.
Morreu em Paris, esteve 90 anos no Alto de São João, está há mais de 30 anos em Tormes. Tinha trasladação marcada para dia 27, mas há uma providência cautelar interposta por seis bisnetos para travar a ida para o Panteão.
Tribunal aceitou providência cautelar para travar a ida do corpo de Eça para o Panteão, mas “não há uma decisão tomada”, sublinha uma fonte parlamentar.
Os preparativos já estão avançados e a cerimónia, marcada para o dia 27 de setembro.
A transladação foi aprovada por unanimidade no Parlamento. Trineto que lidera da fundação com nome do escritor apoia decisão. Porém, ida dos restos mortais de Santa Cruz do Douro para Lisboa tem a oposição de outro trineto.
O chefe de Estado fez este anúncio quando discursava no Centro de Congressos de Lisboa, após a posse dos novos órgãos sociais da CIP -- Confederação Empresarial de Portugal.
O velório de Eunice Muñoz decorreu esta tarde na Basílica da Estrela. O cortejo fúnebre que fez o caminho até ao Cemitério do Alto de São João saiu às 16. O último adeus teve direito a aplausos e emoção e contou com muitas caras conhecidas, como a de Marcelo Rebelo de Sousa.
Presidente da Repúplica esteve no velório de Eunice Muñoz e relembrou a “doçura” da atriz, falecida na sexta-feira, aos 93 anos.