Belga Serge Rangoni é novo diretor artístico das artes performativas do CCB
Decisão foi tomada por unanimidade pelo conselho de administração.
Decisão foi tomada por unanimidade pelo conselho de administração.
A ex-governante dirigiu o Museu Nacional de Arte Antiga, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém. Ontem, foi notícia depois de Aida Tavares ter sido demitida do CCB. O seu curto mandato ficou marcado por polémicas.
Notícia surge após Aida Tavares ter dito ao jornal Expresso que foi demitida pelo atual presidente do CCB, Nuno Vassallo e Silva, e pela vogal Madalena Reis, por telefone às 17h00 de hoje.
Aida Tavares diz que soube que foi informada por telefone de que iria ser substituída pouco depois de ser anunciado que Dalila Rodrigues não seria reconduzida.
Mas a fazer queixas pelo caminho. NO parlamento, já treinou pregões.
Summavielle explicou aos deputados o que o levou a sair do CCB antes do término do último mandato, dando conta de "divergências políticas" com Pedro Adão e Silva e Graça Fonseca.
Aida Tavares ganha quase tanto como o presidente do CCB e o primeiro-ministro. Se for exonerada da função antes do fim, leva indemnização de mais de 75 mil euros.
Quanto se pagou a quem não pertencia ao grupo de amigos e outras histórias.
Ex-ministro da Cultura reconhece que falou a Elísio Summavielle (que recusou) e a Francisca Carneiro Fernandes (que aceitou) no interesse em contratar Aida Tavares, apoiante do PS e de António Costa, para diretora artística sem concurso. Antes tinha negado à SÁBADO e nas televisões qualquer interferência
Francisca Carneiro Fernandes, recém-demitida do CCB, adjudicou ao marido €115.069 em contratos quando era a presidente do Teatro São João. A assinatura dos dois aparece nos contratos. Diz à SÁBADO que não interferiu, que quem decidiu contratar foi a direção artística e que toda a gente no teatro sabia que Nuno Cardoso era o seu marido
As ligações conjugais e sociais da onda de solidariedade à demitida presidente do Centro Cultural de Belém
"Acabaram os compadrios, 'lobbies' e cunhas que levaram à constituição da atual equipa do CCB", garantiu Dalila Rodrigues. SÁBADO denunciou cunha do antigo ministro.
Saída de Francisca Carneiro Fernandes ocorre quase dois meses depois de a SÁBADO revelar o caso de uma cunha do antigo ministro da Cultura para a contratação de Aida Tavares. Duas diretoras artísticas alegam ter ficado sem funções durante meses e sido forçadas a sair
Pedro Adão e Silva empenhou-se pessoalmente para que Aida Tavares, apoiante de António Costa e do PS, fosse contratada para diretora artística, acusa ex-presidente do CCB. Aida Tavares foi organizar um festival de €450 mil com amigos de longa data. Duas diretoras artísticas alegam ter ficado sem funções durante meses e sido forçadas a sair.
Chama-se Festival da Língua e da Liberdade na Cidade e vai ter entrada livre para concertos, leituras e sessões de cinema. Nenny, Isabela Figueiredo e José Agualusa são alguns dos protagonistas.
Depois de dois anos de celebrações online, este 27 de março é ao vivo e em muitos sítios começa de véspera.