
CCB vai mergulhar nos mundos de Agustina, Dino D'Santiago e Tchekhov
A programação do Centro Cultural de Belém para os próximos meses inclui uma ópera de Dino D'Santiago e "Agustinópolis", que leva o universo de Agustina Bessa-Luís para o palco.
A programação do Centro Cultural de Belém para os próximos meses inclui uma ópera de Dino D'Santiago e "Agustinópolis", que leva o universo de Agustina Bessa-Luís para o palco.
Homenagens, bandeiras a meia haste e cerimónias adiadas. O que implica o luto nacional e o que vai acontecer com as celebrações do 25 de Abril?
O júri destacou "o perfil do intelectual, do humanista e do poeta que marca inequivocamente a cultura portuguesa contemporânea".
O bicentenário do autor que inspirou centenas de escritores entre os quais Aquilino Ribeiro e Agustina Bessa-Luís é celebrado por todo o País. Mas os seus livros vão sendo cada vez menos lidos.
Nascido em Coimbra e licenciado em Direito, Francisco Mota Saraiva venceu o prémio com o romance "Morramos ao menos no porto".
O festival literário homenageia o músico e escritor brasileiro Arnaldo Antunes, com concertos, debates e apresentações de livros. Samuel Úria, Mia Couto e Luísa Sobral estão entre os confirmados.
Inquieta e irreverente, foi inovadora no fado, encheu salas em todo o mundo, marcou tendências na imagem, foi premiada, condecorada e, por vezes, esquecida.
Se fecharmos os olhos e pensarmos na diversidade de paisagens, vilas históricas, praias e montanhas verdejantes, na riqueza gastronómica, nas tradições e na cultura portuguesas, facilmente nos rendemos a sermos turistas dentro do nosso País, do nosso distrito e, até, da nossa cidade.
A Moura Invisível chega a 1 de agosto e relata a história da filha de um vizir que foi capturada por cavaleiros cristãos e oferecida como serva à rainha D. Maria de Castela.
Histórias de dor e mistério, de escárnio e de euforia trazidas por nomes consagrados e estreias entusiasmantes. Escolhemos seis livros indispensáveis para levar na mala este verão.
Isabel Rio Novo encontrou provas que apontam para a identidade da mulher que fez com que o poeta se "perdesse" e também avança que Camões terá morrido de sífilis e não da peste.
Música, gastronomia, cinema, teatro e performance são o prato forte deste fim de semana. Fique a conhecer o roteiro em nove sugestões.
Retrato da avareza, do misticismo e da ignorância. Assim é o filme de Eduardo Brito, que levou a obra monumental de Agustina Bessa-Luís para as salas de cinema.
A venda aconteceu esta sexta-feira no leilão noturno de obras do século XX/XXI, onde estão 52 lotes, com obras de artistas como Lucian Freud, Peter Doig, Jean-Michel Basquiat e Andy Warhol.
De esta 5.ª, 12, até 22 de outubro, vão passar pelo festival literário de Óbidos 603 autores e criadores. A programação inclui 108 conversas e tertúlias e 40 apresentações e lançamentos de livros.
Luís Marques Mendes assumiu que é possível vir a candidatar-se às eleições presidenciais de 2026. Até ao momento só foram oficialmente anunciadas as candidaturas de dois empresários.