Pedidos de consulta de lista de agressores sexuais atingiram número mais elevado em 2024
Até ao dia 11 de novembro desde ano foram feitos 3.282 pedidos.
Até ao dia 11 de novembro desde ano foram feitos 3.282 pedidos.
O facto de a violação se tornar crime público deve servir, sobretudo, para gerar um debate alargado na sociedade portuguesa sobre boas e más práticas sexuais, sobre o que é o desejo sexual e a ausência dele.
É diretor nacional adjunto da PJ há sete anos e está na estrutura há 44. Conta como a investigação criminal evolui à medida da complexidade dos crimes: os mais recentes envolvem cocktails de drogas para violação.
O crescimento do Chega em Portugal tem deixado de ser uma anomalia política e passou a constituir um fenómeno estrutural no sistema partidário nacional. A sua ascensão está diretamente ligada a uma série de fatores, entre os quais se destacam as falhas persistentes dos partidos tradicionais — em particular, o PSD.
Em março, o Ministério Público francês pediu uma pena de prisão suspensa de 18 meses.
Como outras perturbações do foro sexual, o interesse sexual por animais surge espontaneamente na pessoa, não escolhendo ela sentir esta atração.
Será este percurso prisional de Henrique Sotero sinónimo de um processo de ressocialização bem sucedido e de uma reintegração na sociedade livre de perigos?
Andreia sofreu às mãos do violador de Telheiras, Cristina foi vítima do marido, Maria do namorado da irmã e Ana do padrasto. Numa altura em que se multiplicam notícias de casos, a SÁBADO recolhe quatro testemunhos de quem denuncia e tenta ultrapassar o trauma.
Reconstruir cenas de crimes em modelos 3D ou usar um fio de cabelo para identificar o que uma pessoa consumiu há um ano já é possível. Mas resolver um crime em segundos ainda vai levar mais algum tempo, brinca o fundador da Associação Portuguesa de Ciências Forenses.
Apesar de semelhantes, são fenómenos distintos: o abuso sexual de crianças remete para um comportamento de violência que não ocorre, necessariamente, na pedofilia.
Estamos a assistir, em tempo real, à erosão acelerada da democracia e do Estado de Direito edificados no Ocidente do pós-Segunda Guerra Mundial. Mais do que os abomináveis eventos a que assistimos, é a reação das elites e o discurso público dominante que dão provas disso.
O uso de redes sociais e a partilha de dados pessoais, por parte de adolescentes (e, por vezes, crianças), se não forem cuidados, podem ser altamente perigosos, tornando estes jovens vulneráveis a contactos que podem pôr em causa a sua segurança física, psicológica e sexual.
Físico britânico é mencionado num email pelo multimilionário, em documentos divulgados por decisão judicial e que incluem ainda os nomes de Leonardo DiCaprio ou Cate Blanchett.
Ao todo, estão registados 6.700 agressores sexuais de crianças. Em oito anos de existência foram pedidas 5.460 consultas ao registo de condenados.
No dia em que arranca oficialmente o grupo de acompanhamento das situações de abuso sexual no contexto da igreja (VITA), a SÁBADO publica uma entrevista feita com três dos seus elementos. Não será um canal só para as vítimas, também é para os agressores, e apesar de a iniciativa ter partido da Igreja não terão de lhe prestar contas.
Entre os acusados 10 já morreram, quatro não estão ativos e um é desconhecido. Outros dois permanecem em funções