As mulheres nos Descobrimentos
Houve quem tivesse lutado em praças africanas, enriquecido com o açúcar e influenciado cortes orientais. As que ficaram contribuíram para a sobrevivência de Portugal.
Houve quem tivesse lutado em praças africanas, enriquecido com o açúcar e influenciado cortes orientais. As que ficaram contribuíram para a sobrevivência de Portugal.
Tentou três vezes fazer a cruzada em Jerusalém, queria ouvir os relatos dos locais longínquos onde chegaram os portugueses e era um relações públicas do império - enviava cartas a espalhar as conquistas dos portugueses. Conhecido como o rei da pimenta, pôs toda a Europa a sonhar com os produtos exóticos que chegavam a Lisboa.
Fez questão de casar com a viúva do primo, depois com a irmã desta e quase abdicou com o desgosto da sua morte. Por fim, roubou a noiva do filho.
O Irão ameaçou, o Irão recuou (mais uma vez). Ormuz, símbolo de tráfego marítimo de petróleo e gás, continua aberto. E os portugueses fazem parte da sua história.
O historiador defende que os Descobrimentos foram determinantes para colocar o País no mapa e que D. Manuel I foi o primeiro monarca global da História. Além disso, diz, não devemos julgar o passado.
Uma comunidade educativa também se constrói aí, na convivialidade e na troca de ideias.
Não perca o primeiro capítulo do conto histórico original e exclusivo de Isabel Stilwell para a SÁBADO.
O navio “português” apresado pelo Irão mostra-nos o custo dos nossos Vistos Gold flutuantes.
Viajar de Lisboa até à Índia nas naus portuguesas do século XVI era um martírio. O historiador Marco Oliveira Borges descreve em livro como marinheiros, soldados e escravos enfrentavam a morte na travessia.
Na vaga de turistas há quem se interesse pelo lado negro e invisível da expansão portuguesa – e quem faça visitas guiadas a pé. Fizemos uma.
Numa altura em que é inconveniente falar de atos heroicos conscientes (que nada têm a ver com a loucura, ou com o exibicionismo), volto ao segundo tenente Jorge de Oliveira e Carmo e à sua querida lancha Vega.
Primeira de uma série de lições preliminares sobre a invasão da Ucrânia, pelos olhos dos militares, do operacional coberto de lama ao estratega longínquo e ao comandante próximo. Hoje, a guerra em terra.
Pioneiro dos estudos em Portugal sobre o stress pós-traumático, Afonso de Albuquerque criou a fundação APOIAR, destinada ao apoio aos ex-combatentes vítimas do stress de guerra.
Os postos no Cais do Sodré, Largo de Santos, Praça Luís de Camões e Príncipe Real abrem às 20h.
Azuis divulgam decisão judicial que abre as portas do regresso ao futebol profissional.
É o mais antigo partido político português e um dos sobreviventes entre os partidos comunistas mundiais. Celebra hoje 100 anos de vida, com episódios para todos os gostos: aventura, traição, morte, mudança, resistência, apogeu e declínio.