
Controlo de fronteiras. Deve Portugal suspender (também) o Acordo Schengen?
Questões migratórias têm levado vários países a exigir controlo nas fronteiras terrestres, que se mantêm até 2025. Saiba o que muda.
Questões migratórias têm levado vários países a exigir controlo nas fronteiras terrestres, que se mantêm até 2025. Saiba o que muda.
Embora a CE e o Parlamento Europeu tenham assegurado durante anos que a Bulgária e a Roménia, membros da UE desde 2007, estavam prontas para aderir a Schengen, a Áustria, destino e passagem dos migrantes que entram na Europa através da chamada rota dos Balcãs, tinha bloqueado até agora a sua entrada.
Cimeira ocorre a apenas 32 quilómetros da Bielorrússia e a pouco mais de 150 quilómetros da Rússia. Evento conta com dezenas de líderes mundiais e decorre sob forte proteção policial.
À SÁBADO a porta-voz da Comissão Europeia, Anitta Hipper, falou sobre o mecanismo europeu usado pela França para controlar temporariamente as fronteiras. E explica as propostas de mudanças a estas regras que estão a ser negociadas com os Estados-membros.
Países reintroduzem o controlo de fronteiras na sequência de um "possível aumento de ameaças terroristas e criminalidade organizada" o que tornará a circulação de pessoas muito mais complexa. Quem se seguirá?
Portugal recebeu a notificação do governo de Emmanuel Macron no início do mês. Medida vai vigorar, para já, de 1 de novembro até 30 de abril de 2023.
A primeira mulher à frente de um partido na Alemanha e também a primeira chanceler diz adeus ao governo depois de 16 anos. Estas foram as suas conquistas, derrotas e frustrações.
O princípio do acordo alcançado permitirá a aplicação das políticas e programas da UE a Gibraltar, tais como o acordo de Schengen ou um regime aduaneiro para o tráfego e transporte de mercadorias.
Há suspeitas de experimentação ilegal, tráfico, transfusões de sangue, uso de animais como isco para treino de cães de luta. "A causa animal é terreno fértil para gente oportunista", diz a presidente do GIRA.
Portugal e Espanha já tinham anunciado que irão abrir as suas fronteiras terrestres a partir de 01 de julho próximo.
O objetivo da medida é "apoiar os hotéis e estruturas de alojamento no Luxemburgo", permitindo aos residentes e trabalhadores fronteiriços "conhecer melhor o país".
Restrição não se aplica ao transporte de mercadorias, a fim de assegurar a continuidade da atividade económica e preservar a cadeia de abastecimento.
Governo obriga GNR a ter salas de isolamento com casa de banho enquanto militares ao serviço na fronteira de Vila Verde de Ficalho vão fazer as necessidades ao campo.
O medo gerado pelo coronavírus tirou 5 biliões de dólares aos mercados nesta semana, e 6 biliões desde o dia 20 de janeiro. O Stoxx 600 e o índice mundial preparam-se para terminar a pior semana desde a crise financeira de 2008.
O primeiro-ministro admitiu ainda que "mais tarde ou mais cedo algum caso positivo vai verificar-se" em Portugal, mas que o país está a preparar-se para enfrentar a epidemia.
O secretário-geral socialista considerou hoje que o PS é de todos os partidos portugueses aquele que "mais ama" a Europa e defendeu que o percurso seguido pelo Governo é classificado como "um exemplo" na União Europeia.