Ex-adjunto de antiga ministra acusado de pedofilia reuniu com comissão para os abusos na Igreja
Paulo Abreu dos Santos esteve num encontro promovido por Catarina Sarmento e Castro.
Paulo Abreu dos Santos esteve num encontro promovido por Catarina Sarmento e Castro.
O comunicado da associação surge após o Grupo VITA ter divulgado que o número de pedidos para indemnizações aumentou para 93 e que o processo de análise e entrevistas deverá estar concluído no início de 2026.
Têm milhares de seguidores nas redes sociais e publicam posts com reflexões espirituais, explicações catequéticas e algumas brincadeiras que revelam uma Igreja mais desempoeirada. Mas o objetivo não é esse, é antes estar onde estão as pessoas.
O anúncio ocorre no dia em que o presidente da CEP confirmou que o "tema importante" dos abusos sexuais na Igreja vai estar em foco na visita dos bispos portugueses ao Vaticano.
Ministério Público confirmou em outubro de 2022 estar a investigar o bispo José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, por alegado encobrimento de abusos sexuais.
O Grupo VITA realçou que existem 13 pessoas sujeitas a acompanhamento psicológico ou psiquiátrico regular e que outras oito pessoas foram direcionadas para este apoio e estão numa fase inicial do processo.
D. Américo Aguiar já é sócio do Vitória Futebol Clube e tem-se reunido com câmaras, partidos, hospitais e fábricas. A SÁBADO acompanhou-o durante três dias.
Jornada Mundial da Juventude parece ter sido um grande sucesso a nível internacional, mas em Portugal as conversações relacionadas com o evento foram maioritariamente negativas.
Já existem pelo menos, quatro pedidos de indemnização à Igreja Católica portuguesa, submetidos através do grupo VITA e das comissões diocesanas.
O psiquiatra volta à escrita: desta vez sobre casais estáveis, como ele e a mulher, Maria José. Só que na ficção do seu livro há infidelidades das duas partes – mas são superadas. O autor defende a teoria da vinculação. Recebe-nos no escritório de casa onde escreveu o enredo que chega às livrarias no dia 10.
A Câmara Municipal de Oeiras não tem a competência para declarar o cartaz como “publicidade ilegal”, defende Comissão Nacional de Eleições.
"O encontro decorreu num clima de intensa escuta e durou mais de uma hora, concluindo-se pouco depois das 20h15", adiantou um comunicado da Santa Sé.
Autarquia diz que o mesmo era "publicidade ilegal". Organização fala em "censura".
Cantora irlandesa morreu, esta quarta-feira, aos 56 anos.
O SNS tem falta de psicólogos e muitos meses de espera por consultas. Já a Igreja é vista como protetora dos agressores e as vítimas têm dificuldades em conseguir confiar na instituição. A SÁBADO falou com a vice-presidente da Ordem dos Psicólogos sobre as hipóteses existentes.
Vai ser agora iniciada uma investigação prévia a cada um destes casos que será enviada para a Doutrina da Fé, apesar do patriarcado reforçar que nenhum destes sacerdotes foi, para já, acusado formalmente.