Pela democracia lutar. Contra a abstenção, votar, votar
É absolutamente necessário - mais, é verdadeiramente indispensável e vital - que a derrota de André Ventura nestas eleições seja esmagadora.
É absolutamente necessário - mais, é verdadeiramente indispensável e vital - que a derrota de André Ventura nestas eleições seja esmagadora.
O relatório sobre a admissibilidade da petição, da autoria da deputada socialista Isabel Moreira, teve os votos contra do Chega, a abstenção do CDS e foi aprovado pelo PSD, PS e Iniciativa Liberal.
PSD e CDS abstiveram-se no projeto apoiado por 42,5 mil cidadãos para alargar a licença parental. Todos os outros partidos votaram favoravelmente.
Marques Mendes chegou ao hotel em Lisboa onde vai acompanhar os resultados eleitorais e foi rapidamente rodeado pelos jornalistas, que quiseram saber a opinião do candidato sobre as projeções da abstenção.
O líder socialista realçou que “votar é um dever e um exercício essencial da cidadania”. O secretário-geral do PS deixou este domingo um apelo aos eleitores para que haja uma maior participação nestas eleições. José Luís Carneiro revelou também que está confiante numa diminuição da abstenção.
Coordenador do Bloco de Esquerda apelou ao voto.
Candidato confessou-se "tranquilo", antes de manifestar um desejo: "Que hoje seja um dia, que é um hino à democracia, com a votação massiva dos portugueses".
Após exercer o direito de voto a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda apelou aos portugueses para virem votar e participar combater a abstenção.
Candidato apelou a uma baixa na abstenção e confessou ainda que vai aproveitar o dia para "descansar" e recarregar baterias.
Abstenção pode ser elevada na diáspora.
A abstenção atual não nasce da ignorância e indecisão, mas da desilusão e elevada exigência diária, incluindo a leitura e reflexão. A abstenção não corrige o sistema, torna-o mais pobre. Menor participação fragiliza a legitimidade democrática e amplifica, pelo fenómeno da dispersão de votos, os extremos, amiúde fortemente organizados e hierarquizados.
Votação decorreu esta sexta-feira no parlamento.
O parlamento insular discutiu votos do JPP, o maior partido da oposição - que teve a abstenção da maioria PSD/CDS-PP -, e do PSD e do Chega, ambos aprovados por unanimidade.
Catarina Martins e António José Seguro estiveram frente-a-frente em debate para as presidenciais.
Orçamento do Estado para 2026 foi viabilizado esta quinta-feira com a abstenção do PS.
Orçamento do Estado para 2026 viabilizado com a abstenção do PS.