Sábado – Pense por si

«A Rússia não tem uma urgência real» para negociar

"A Rússia não tem uma urgência real" para negociar

"A Rússia não está disponível para encetar novas negociações. Mas acho que a urgência da Ucrânia, neste momento, também não é assim tão alta, porque seria preciso formalizar e cristalizar, pelo menos, um conjunto muito mais robusto e mais sólido de garantias de segurança", destaca a especialista em Política Internacional Daniela Nunes, no NOW.

Rússia ataca Kiev: "Ucranianos não estão de maus atadas"

Rússia ataca Kiev: "Ucranianos não estão de maus atadas"

O geopolítico Afonso Moura reagiu no NOW a mais um ataque russo contra a Ucrânia, numa altura em que seguem as negociações trilaterais entre Kiev, Moscovo e Washington. "Muitos pensam que quando a Rússia recua - também por causa da pressão das tropas ucranianas - fica mais exposta. Ora, a Rússia recuando e não controlando tanto território nas fronteiras ucranianas de 1991 acaba por conseguir puni-la desde longe. E isso é algo extremamente duro", disse.

É o fim do mundo como o conhecemos!

O avanço simultâneo de anexações encapotadas e de intervenções militares unilaterais faz de “It’s the End of the World as We Know It” uma descrição amarga de uma ordem internacional que se desfaz e cede, pouco a pouco, à lei do mais forte.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h