ERSE abre a porta à descida do custo de carregar carros elétricos
Regulador propõe uma redução na tarifa da entidade gestora da rede. Corte de mais de 30% deverá permitir baixar os custos de carregamento de carros elétricos em postos públicos.
Regulador propõe uma redução na tarifa da entidade gestora da rede. Corte de mais de 30% deverá permitir baixar os custos de carregamento de carros elétricos em postos públicos.
A proposta de tarifário apresentada aponta para um aumento, em média, de 1% no próximo ano.
Executivo assume que vai começar a acabar com os descontos aplicados sobre o ISP, criados em 2022. Medida será revertida de forma gradual, com Miranda Sarmento a aproveitar a descida dos preços nos mercados para "não encarecer os preços" nos postos.
O apagão, classificado pela ENTSO-E como "excecional e grave", deixou Portugal e Espanha praticamente sem eletricidade durante mais de 10 horas. Aeroportos encerrados, congestionamento nos transportes e falta de combustíveis estiveram entre as consequências imediatas.
Sánchez propôs às elétricas acordo secreto para repartir culpas. O The Telegraph escreveu que se tratou de um teste às renováveis. Continua tudo às escuras – por vontade do Governo?
No mercado regulado, os preços de venda de gás apresentam um aumento de 1,5% face aos valores atuais.
"O objetivo da REN é entregar um relatório tão detalhado e informativo quanto possivel", disse fonte oficial da Redes Energéticas Nacionais.
Uma semana e meia depois do apagão, a gestora das redes de energia nacional prepara-se para voltar a ligar a ficha a Espanha. Importação retoma esta quinta-feira, mas de forma limitada.
Nos últimos oito anos, o gigante acumulou mais de 1,6 mil milhões de euros em disputas judiciais com o erário público. O montante pode subir. Muito está por decidir.
Com as baixas temperaturas que se têm sentido principalmente no Norte da Europa, e a consequente redução de reservas de gás, os preços do gás natural têm atingido máximos históricos.
O hospital de Caldas da Rainha terá recusado assistência a uma mulher com hemorragias depois de ter sofrido um aborto espontâneo e que estava à porta do hospital.
Segundo os dados da ERSE, a descarga foi responsável por 4,9% do total das importações de GNL.
Portugal ocupa a 9.ª posição dos países com preços mais altos.
A partir de junho, a fatura média mensal para um casal sem filhos, com uma potência contratada de 3,45 kVA e um consumo de 1.900 kWh por ano será de 37,49 euros.
"Estas descidas, que refletem a queda dos preços da energia nos mercados internacionais durante o primeiro trimestre, terão efeito a partir do início de abril", disse fonte oficial da Galp ao Negócios.
O preço da eletricidade vai aumentar 3,7% para as famílias que continuam no mercado regulado, segundo já anunciou a ERSE.