
Auchan Portugal diz ter investido €10 milhões na melhoria das condições salariais
Os trabalhadores dos armazéns da Auchan em Vialonga, Torres Novas e Valongo estão hoje em greve, reivindicando um aumento salarial de, pelo menos, 15%.
Os trabalhadores dos armazéns da Auchan em Vialonga, Torres Novas e Valongo estão hoje em greve, reivindicando um aumento salarial de, pelo menos, 15%.
Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição não antecipa impacto nem no abastecimento nem na operação nas lojas devido à greve convocada para 24 e 31 de dezembro, um par de dias descrito como "inédito" face ao historial dos últimos anos.
"Os trabalhadores decidiram avançar para a porta de Carlos Moedas" para que "leve a cabo o que anda a prometer", afirmou dirigente sindical.
Com 63 anos de idade, Isabel Camarinha atingiu o limite da idade.
Protesto desta quinta-feira tem por base o não pagamento por parte das Santas Casas das diuturnidades e da remuneração extra por trabalho em dia feriado.
Supermercados e lojas de conveniência da zona de Lisboa vão poder estar abertos dia e noite durante a Jornada Mundial da Juventude. CESP critica medida e alerta que poderá haver violações de direitos dos trabalhadores.
A greve na Silopor, convocada até final de fevereiro, foi suspensa e os trabalhadores aguardam uma proposta da empresa para revisão da tabela salarial.
A inflação mais alta dos últimos 30 anos não travou os lucros dos maiores supermercados em Portugal. O segredo não está apenas em vender muito, mas também na relação de poder com os fornecedores e na negociação de contratos. Já cercado por um megaprocesso da Autoridade da Concorrência, o setor arrisca agora pagar mais impostos.
Trabalhadores pedem aumento de 90 euros, atribuição de diuturnidades no valor de 40 euros, subsídio de penosidade de 80 euros e aumento do subsídio de refeição para 8,5 euros/dia. Os trabalhadores reivindicam também 25 dias úteis de férias e dispensa no dia de aniversário.
Sindicato adianta que várias lojas estão encerradas ou a trabalhar "com limitações".
Há uma licença que quase ninguém conhece, para quem precisa de ficar em casa a tratar dos filhos e a possibilidade de ficar em teletrabalho.
CESP denuncia prática "discriminatória e injusta" na DHL e avisa que o mesmo acontece noutras empresas. Advogados assumem que "o empregador não pode discriminar ou prejudicar um trabalhador por motivo de adesão ou não à greve".
Sindicato considera "inaceitável" que a mais recente proposta da empresa não abranja a totalidade dos cerca de 800 trabalhadores.
Dois funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães foram suspensos depois de participarem numa reunião com a administração, marcada pelos trabalhadores. Instituição entendeu "que não foram acautelados os serviços dentro da instituição", explicou o Cesp.
Depois das várias denúncias do sindicato, o Pingo Doce anunciou que vai pagar a parte do subsídio de Natal que não pagou em 2020, correspondente ao tempo que os trabalhadores estiveram a dar assistência aos filhos.
CESP garantiu que a Auchan disse "à maioria dos seus trabalhadores que têm de sair até às 14:00 e estão obrigados a compensar as horas não trabalhadas no prazo de 8 semanas".