As armas e os barões reconstruídos
Uma primeira reflexão sobre a mudança de chefia no topo das nossas forças armadas, em tempo de noite negra sobre a Europa e o mundo.
Uma primeira reflexão sobre a mudança de chefia no topo das nossas forças armadas, em tempo de noite negra sobre a Europa e o mundo.
Portugal tem em execução o plano de manutenção dos tanques Leopard 2, apontou primeiro-ministro, e março é o mês apontado.
Os destinos sanguinolentos de um coronel da Força Aérea russa, e do burocrata cinzento de um grande romance queirosiano, possuem enormes semelhanças. Mas Teodoro arrependeu-se.
Não é preciso ser vidente, mas apenas previdente, para saber que a invasão da Ucrânia marcará profundamente 2023, como nos afetou desde fevereiro. Mas há mais mundo, para além desta espécie de Covid Militar.
Haverá um fio condutor em vários incidentes de sabotagem na infraestrutura crítica da Europa, desde que começou a invasão da Ucrânia, em 2014? Está em curso uma guerra clandestina?
Muitos ouviram as histórias da incineração de civis durante as guerras mundiais do século XX. A Ucrânia vive agora o mesmo terror, e o Irão tem de explicar claramente o seu papel no morticínio em curso.
"Desde o início da invasão militar da Ucrânia, que assistimos a um jogo psicológico provocado e manipulado pelo Kremlin. Será neste 9 de maio, que surgirá a aparição reveladora da força da Rússia, que esteve oculta nos dois últimos meses de guerra"
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai reunir-se hoje às 10:30 com o ministro da Defesa e o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) para preparar a reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional
É difícil compreender o que vai acontecer na Ucrânia. Mas a Administração Biden parece convicta de que dissipando o nevoeiro da guerra, sem o recurso ao uso da força, poderá impedir o avanço das ambições estratégicas de Putin.
A população guineense permanece em casa e são poucos os carros que circulam. Na tentativa do Golpe de Estado, surgem, a conta-gotas, os primeiros números: três mortos e quatro feridos.
O coronel do exército foi anunciado logo no fim de setembro como o substituto de Gouveia e Melo. Ministros até já assinaram despacho, garantem, mas ainda não está em Diário da República.
PSD quer audição "muito urgente" de João Gomes Cravinho para "prestar os devidos esclarecimentos sobre as falhas de comunicação entre as referidas entidades que integram os órgãos de política de Defesa Nacional".
Informação jurídica que levou ministro a omitir investigação a Marcelo terá vindo do seu gabinete, onde há apenas três licenciadas em Direito. Duas delas estavam na ERC e chegaram ao ministério com o antecessor, Azeredo Lopes.
Atualmente, existe "um controlo rigoroso de todas as bagagens, o SEF é chamado, a Autoridade Tributária é chamada, a Força Aérea quando chegam as bagagens toma um conjunto de procedimentos muito rigorosos", referiu o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro.
Gomes Cravinho disse ter sido informado sobre as suspeitas de tráfico de diamantes e ouro em missões na República Centro-Africana por militares portugueses em dezembro de 2019.
De acordo com fontes ligadas à área da Defesa, o atual Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante António Mendes Calado deverá, por proposta do Governo, sair do cargo que ocupa desde 2018.