Sábado – Pense por si

Nuno Rogeiro
Nuno Rogeiro
31 de julho de 2024 às 23:00

Da Venezuela a outros votos

O atual processo de decisão na Venezuela, drama de um xadrez geopolítico maior, leva-nos à radiografia histórica do voto. De cura a doença, o processo eleitoral do mundo tem muitas voltas.

Desde o princípio dos sistemas políticos, nas Cidades-Estado gregas, meio século a 700 anos antes de Cristo (no caso da Constituição Espartana), que conhecemos o debate sobre a melhor forma de selecionar governantes. Uma das mais velhas dúvidas sobre a eleição (em vez do sorteio, da nomeação, da inerência, da cooptação, da herança, da tradição) como meio de escolha, residia na possibilidade de um grupo mais poderoso comprar, forçar ou falsificar apoios.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.