
Portugal registou 264 mortes em excesso na última semana devido ao calor
Estes números correspondem "a um excesso relativo" de mais 21,2% face ao esperado, sobretudo no grupo etário com 75 ou mais anos de idade e na região Norte do país.
Estes números correspondem "a um excesso relativo" de mais 21,2% face ao esperado, sobretudo no grupo etário com 75 ou mais anos de idade e na região Norte do país.
Os valores de temperatura máxima, prevê o IPMA, vão subir acima de "30°C na generalidade do território do continente, devendo superar 40°C em algumas regiões, em especial do interior".
Évora, Faro, Setúbal, Beja e Portalegre vão estar sob aviso laranja devido "à persistência de valores elevados da temperatura máxima" entre sábado e domingo.
Portugal continental vai registar uma subida de temperatura a partir desta segunda-feira com máximas entre os 33º e os 40º. O tempo quente pode prolongar-se até quinta.
O tempo quente pode prolongar-se até dia 19, em especial nas regiões do interior.
A autoridade de saúde recomenda que se mantenha em ambientes frescos, pelo menos duas a três por dia, que evite a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00, e que use protetor solar com fator superior a 30, renovando a sua aplicação de duas em duas horas.
Estes dois dias ficaram apenas atrás de quatro dias, entre 2 e 5 de agosto de 2018, em que se "verificaram condições meteorológicas semelhantes às atuais, mas durante um intervalo temporal maior", sublinhou o IPMA em comunicado.
É o que mostram os dados do IPMA, que detalha que o calor se deve a uma "massa de ar quente e seco com origem no norte de África".
As temperaturas mínimas vão variar entre os 14º Celsius (Bragança) e os 28ºC (Portalegre) e as máximas entre os 29ºC (Faro e Sines) e os 44ºC (Évora).
Até ao dia de hoje, o valor mais elevado da temperatura máxima foi registado na Amareleja, em agosto de 2003, com registo de 47,3°C.
Temperaturas altas verificadas na Península Ibérica vão afetar o norte da Europa e alastrar-se para o leste.
Parque Terra Nostra e as Poças da D. Beija são de visita obrigatória
Riscos para a saúde resultantes do calor colocam sob aviso amarelo vários distritos.
A ANEPC emitiu na sexta-feira um aviso à população para o perigo de incêndio rural nos próximos dias, devido às elevadas temperaturas previstas e à baixa humidade.
De acordo com a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o incêndio deflagrou pouco depois das 13:00.
Estão previstos valores acima de 30°C na generalidade do território português, "podendo rondar os 40°C no interior no domingo e segunda-feira".