Sábado – Pense por si

Vinte e quatro das 59 albufeiras monitorizadas estão acima dos 80% do volume total

03 de junho de 2020 às 08:04
As mais lidas

No último dia do mês de maio e comparativamente ao mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em três bacias hidrográficas e descida em nove.

Vinte e quatro albufeiras das 59 monitorizadas tinham, no final de maio, disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total, enquanto nove apresentavam valores inferiores a 40%, segundo dados do Serviço Nacional de informação de Recursos Hídricos(SNIRH).

No último dia do mês de maio e comparativamente ao mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em três bacias hidrográficas e descida em nove.

As bacias do Barlavento (31%) e Mira (48%) eram as que apresentavam no final de maio menor disponibilidade de água, seguido do Sado (49,5%) e do Oeste (55,2%).

De acordo com os dados do SNIRH, as bacias do Tejo (89,1%), Mondego (88,9%), Lima (88,7%), Cávado (88,5%), Douro (81,7%) Ave (77,9%), Guadiana (66,4%) e Arade (60,2%) tinham os níveis mais altos de armazenamento no final de maio.

Os armazenamentos de maio de 2020 por bacia hidrográfica apresentaram-se superiores às médias de maio (1990/91 a 2018/19), com exceção para as bacias do Mondego, Ribeiras do Oeste, Sado, Guadiana, Mira e Ribeiras do Algarve.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.