
Quantidade de água subiu em 11 bacias hidrográficas e desceu em uma em janeiro
Das 60 albufeiras monitorizadas, 26 apresentavam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e outras 12 inferiores a 40%.
Das 60 albufeiras monitorizadas, 26 apresentavam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e outras 12 inferiores a 40%.
As bacias de Barlavento, com 14,9%, e Lima, com 17,7%, continuam com quantidade de água muito abaixo da média no final de março.
Segundo o SNIRH, no último dia do mês de julho, comparativamente com o mês anterior, verificou-se uma descida no volume armazenado em todas as bacias hidrográficas monitorizadas.
No último dia do mês de agosto e comparativamente ao mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em uma bacia hidrográfica e uma descida em 11.
No último dia do mês de maio e comparativamente ao mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em três bacias hidrográficas e descida em nove.
São 25 as albufeiras das 59 monitorizadas que tinham, no final de abril, disponibilidades hídricas superiores a 80%, enquanto nove apresentavam valores inferiores a 40%
No último dia de novembro e comparativamente ao último do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em oito bacias hidrográficas e uma descida em quatro.
Despacho do Ministro da Agricultura veio declarar oficialmente a existência de uma situação de seca severa e extrema num conjunto de concelhos a sul do Tejo.
Das 59 albufeiras monitorizadas, 26 apresentaram disponibilidades hídricas inferiores a 40% do volume total e quatro superiores a 80%.
Há um ano, 39 das 60 albufeiras monitorizadas em Portugal continental tinham reservas superiores a 80% do volume total.
Os armazenamentos de janeiro de 2019 apresentam-se inferiores às médias de janeiro. Mesmo assim, volume hidrográfico registado aumentou entre dezembro e janeiro.
Os armazenamentos de Outubro de 2018 por bacia hidrográfica apresentam-se contudo superiores às médias de Outubro (1990/91 a 2016/17), excepto para as bacias do Douro, Tejo, Sado, Guadiana e Arade.
A bacia do Lima tinha o número mais baixo com 35,5% de volume hídrico.
No final do mês de Junho e comparativamente ao último dia do mês de Maio verificou-se uma descida do volume armazenado em todas as bacias hidrográficas.
A bacia do Ave era a que apresentava no final de Abril maior disponibilidade de água (96,5%).
No final de março, só três tinham disponibilidades inferiores a 40% do volume total, face às 23 que estavam nessa situação em fevereiro.