
Avisos devido à depressão Martinho já começaram e vão intensificar-se à tarde
Além da chuva, a depressão vai trazer vento e ondulação forte até o dia de amanhã, sobretudo às regiões centro e sul de Portugal continental.
Além da chuva, a depressão vai trazer vento e ondulação forte até o dia de amanhã, sobretudo às regiões centro e sul de Portugal continental.
As previsões do IPMA para "as próximas 48 horas" dão nota de "um agravamento geral do estado do tempo, caracterizado por aumento da precipitação" e "do vento", ao final do dia de quarta-feira e princípio da manhã de quinta-feira.
No último dia do mês de agosto e comparativamente ao mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em uma bacia hidrográfica e uma descida em 11.
A iniciativa contou com a participação de cerca 60 pessoas em duas dezenas de veículos, a maioria ligeiros de mercadorias e alguns com barcos de pesca atrelados, os quais seguiram durante o percurso em marcha lenta e em buzinão.
No último dia do mês de maio e comparativamente ao mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em três bacias hidrográficas e descida em nove.
São 25 as albufeiras das 59 monitorizadas que tinham, no final de abril, disponibilidades hídricas superiores a 80%, enquanto nove apresentavam valores inferiores a 40%
No último dia de novembro e comparativamente ao último do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em oito bacias hidrográficas e uma descida em quatro.
Catorze das 60 albufeiras monitorizadas em Portugal continental tinham no final de março deste ano disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total.
A avaliação da Agência Portuguesa do Ambiente indica que a zona do Tejo é a região hidrográfica de maior risco, com 21 zonas com grande probabilidade de desenvolvimento de cheias.
No sábado, a ANPC alertou para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundações.
O alerta surge após o contacto realizado entre o IPMA e o Comando Nacional de Operações de Socorro da ANPC, que prevê um agravamento das condições meteorológicas para domingo.
Previsões de chuva intensa podem afetar as bacias do Cavado, Douro, Vouga, Mondego, Tejo e Ribeiras do Oeste.
A bacia do Lima tinha o número mais baixo com 35,5% de volume hídrico.
No final do mês de Junho e comparativamente ao último dia do mês de Maio verificou-se uma descida do volume armazenado em todas as bacias hidrográficas.
A bacia do Ave era a que apresentava no final de Abril maior disponibilidade de água (96,5%).
No final de março, só três tinham disponibilidades inferiores a 40% do volume total, face às 23 que estavam nessa situação em fevereiro.