Sábado – Pense por si

Vários distritos sob aviso laranja devido a chuva forte

09 de março de 2018 às 07:50
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

Seis distritos de Portugal continental e a Madeira estão sob alerta devido à chuva forte e trovoadas que se vão sentir esta sexta-feira. Há ainda barras fechadas a toda a navegação.

Seis distritos de Portugal continental e a Madeira estão sob aviso laranja esta sexta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoadas, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro e Viseu vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 15h e as 21h, devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoadas. O Madeira também está sob aviso laranja até às 9h de hoje devido à chuva.

O IPMA colocou ainda sob aviso laranja toda a costa portuguesa, entre as 18h de sábado e as 15h de domingo, prevendo-se ondas de sudoeste com 5 a 7 metros, podendo atingir os 12 metros.

O Instituto emitiu também aviso amarelo, terceiro na escala de quatro, para a Madeira e para os distritos de Bragança, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro até às 6h de sábado, devido a chuva por vezes forte e acompanhada por trovoada.

Estes distritos e a Madeira estão ainda sob aviso amarelo até ao final do dia de hoje por causa da previsão de vento forte com rajadas até 100 quilómetros por hora.

O aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo é emitido sempre que há situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, neblina ou nevoeiro e pequena subida de temperatura.

A previsão aponta ainda para vento moderado de sul, soprando moderado a forte, com rajadas até 85 quilómetros por hora em especial no litoral, e sendo forte, com rajadas até 110 quilómetros por hora, nas terras altas, rodando gradualmente para sudoeste a partir do final da tarde.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 8 graus Celsius (na Guarda) e os 14 (em Faro) e as máximas entre os 10 graus na Guarda e os 18 (em Braga).

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte e persistente até meio da tarde, passando a regime de aguaceiros no final do dia, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e vento moderado a forte de sudoeste, com rajadas até 100 quilómetros por hora, soprando forte a muito forte com rajadas até 130 quilómetros por hora nas terras altas, diminuindo de intensidade e rodando para oeste no final do dia.

No Funchal as temperaturas vão variar entre 16 e 21 graus.

Barras do continente fechadas e quatro condicionadas devido à agitação marítima

Seis barras do continente estão fechadas a toda a navegação e outras quatro estão condicionadas devido à agitação marítima forte, de acordo com a Marinha Portuguesa. São as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Douro, São Martinho do Porto e Ericeira que estão fechadas à navegação.

As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações de calado superior a 15 metros e a de Viana do Castelo a embarcações com 11 metros.

A Marinha indica ainda que nas barras marítimas de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim as embarcações com calado superior a dois metros devem usar a barra entre duas horas antes e duas horas depois da preia-mar.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional estão a alertar para o agravamento das condições do estado do mar nos próximos dias, com ondulação entre os 8 e os 12 metros. "As condições do estado do mar vão ser fortes. A situação vai alterar-se e a ondulação pode andar entre os 08 e os 12 metros, com possibilidade de galgamento em algumas zonas", disse à Lusa o comandante Fernando Pereira da Fonseca, porta-voz da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.