Sábado – Pense por si

Tribunal de Coimbra julga homem acusado de forçar companheira a prostituir-se

O arguido, com 65 anos, viveu com a sua companheira, em Coimbra, desde novembro de 2017 até novembro de 2019, altura em que a vítima foi acolhida numa casa abrigo.

O Tribunal de Coimbra começa a julgar na quinta-feira, às 14:15, um homem de 65 anos, que está acusado de violência doméstica e de forçar a companheira a prostituir-se na Baixa daquela cidade.

O arguido, com 65 anos, viveu com a sua companheira, em Coimbra, desde novembro de 2017 até novembro de 2019, altura em que a vítima foi acolhida numa casa abrigo, refere a acusação a que a agência Lusa teve acesso.

Segundo o Ministério Público (MP), o arguido, que estava aposentado, terá impedido a ofendida de ter acesso aos seus rendimentos, nomeadamente os valores de uma formação que frequentou e do Rendimento Social de Inserção (RSI), alegando que era para pagar o quarto.

No entanto, nota o MP, o dinheiro era usado para seu benefício próprio, nomeadamente para adquirir bebidas alcoólicas, sendo que nos últimos seis meses não pagou a renda da habitação onde viviam.

De acordo com a acusação, o arguido terá insultado por diversas vezes a vítima e, entre outubro e novembro de 2019, obrigou-a a prostituir-se na baixa de Coimbra, dizendo-lhe que, se não lhe desse o dinheiro, batia-lhe e punha-a na rua.

A 11 de novembro de 2019, o arguido terá desferido três pontapés nas costas da ofendida, puxou-lhe os cabelos e ainda empunhou um canivete dizendo: "vou-te espetar".

Na sequência das agressões, a vítima saiu de casa e foi acolhida numa casa abrigo, refere o MP.

O arguido é acusado de um crime de violência doméstica e um crime de lenocínio.

Na acusação, que data de abril, é referido que o arguido está apenas sujeito a termo de identidade e residência, tendo informação de que o casal continuará junto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Ventos de Oeste

Chuvas intensas vão cair (Parte III)

Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.