Sábado – Pense por si

Portugueses passam a ter seis testes gratuitos por mês

O Governo anunciou novas medidas de combate à pandemia esta terça-feira. Mais testes gratuitos e semana de contenção já a partir de dia 25 de dezembro. A 5 de janeiro haverá nova avaliação. Medidas estendem-se até 10 de janeiro.

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
Ao Minuto Atualizado 21 dez 2021
21 dez 2021 21 de dezembro de 2021 às 19:36
Lusa

Fechar após Natal causa "desânimo" nas Discotecas do Sul e Algarve

Os empresários estão "preocupados" e "desiludidos" com a decisão de encerrar as discotecas a partir de sábado, anunciada esta terça-feira pelo Governo para conter a pandemia de covid-19, disse o presidente da Associação de Discotecas do Sul e Algarve.

O anúncio feito pelo primeiro-ministro, António Costa, vai obrigar as discotecas a fecharem logo após o Natal e impede os empresários de aceder ao encaixe financeiro da passagem do ano, um período "em que mais se fatura" e que era visto pelas empresas como uma "ajuda no meio dos problemas todos" causados ao setor da diversão noturna pela pandemia e pelas restrições adotadas para a conter, disse o presidente da associação, Liberto Mealha.

21 dez 2021 21 de dezembro de 2021 às 18:45
Lusa

António Costa espera que escolas possam reabrir a 10 de janeiro, mas é preciso reavaliar

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta terça-feira esperar que as escolas reabram no dia 10 de janeiro, como preveem as atuais medidas de contenção da pandemia da covid-19, mas adiantou que será preciso reavaliar a situação epidemiológica do país.

O Governo já tinha anunciado o adiamento do início do 2.º período letivo, para que as escolas estivessem encerradas na primeira semana do ano, mas, com os alunos do pré-escolar ao secundário de férias desde a passada sexta-feira, o Conselho de Ministros decidiu hoje que as creches e ATL, que estariam a funcionar até ao Ano Novo, fecham mais cedo já no dia 25.

21 dez 2021 21 de dezembro de 2021 às 17:35
autor Ana Bela Ferreira

António Costa: "Ainda não vai ser este ano que passo o Natal com o meu irmão"

António Costa reforça que a indicação do Governo é para que não se participe em festas de ano novo, mas dado o impacto financeiro do cancelamento das mesmas, se participarem que o façam testadas e com o menor risco.

Quanto à campanha eleitoral, António Costa disse esperar que todos os partidos ajustem as suas campanhas às restrições.

Passarei o Natal com a minha mulher, filho e nora, mãe e padrasto. "Janela a arejar, máscara sempre que possível e já avisei o meu irmão que não será este ano o Natal em que juntamos as famílias", descreveu António Costa.

21 dez 2021 21 de dezembro de 2021 às 17:28

Nova avaliação da situação a 5 de janeiro

António Costa anunciou que estas medidas seguem até 10 de janeiro, mas que a 5 haverá ponto da situação com os epidemiologistas.

21 dez 2021 21 de dezembro de 2021 às 17:25

Vacinação não vai abrandar, diz Costa

Sobre as férias de Natal nos centros de vacinação, António Costa diz que os profissionais de saúde "têm direito" a descansar, mas assegura que isso não significa um travar na vacinação.

Pelo contrário, estamos a reforçar a vacinação. Começamos a vacinar crianças e vamos continuar a vacinar as doses de reforço, acrescentou o primeiro-ministro.

21 dez 2021 21 de dezembro de 2021 às 17:22
autor Ana Bela Ferreira

Governo diz ter indicação que não vão faltar testes

Questionado sobre a falta de testes, António Costa indicou que ao alargar de quatro para seis os testes gratuitos, o Governo tem a ideia que não vão faltar testes.

"A informação que temos é que os agentes anteciparam a maior procura e que esta será garantida."

21 dez 2021 21 de dezembro de 2021 às 17:18
autor Ana Bela Ferreira

"À mesa da Consoada não há só afetos"

António Costa deixou ainda um apelo às famílias para que procurem "evitar que as celebrações natalícias envolvam muitas pessoas em regime de família alargada". Porque: "À mesa da Consoada não há só afetos".

Lembrando que este ainda não é o Natal da desejada nova normalidade, o primeiro-ministro pede o arejamento dos espaços e o uso de máscara sempre que possível, mesmo em família.

Os testes são também incentivados: "Pelo menos um autoteste, pelo menos um teste de antigénio na farmácia e os que puderem mesmo um PCR. Cada um destes testes aumenta a eficácia e a certeza do resultado".

Na conferência de imprensa, António Costa deixou uma palavra de solidariedade aos agentes culturais que voltam a sofrer com estas medidas de contenção.

21 dez 2021 21 de dezembro de 2021 às 17:10
autor Ana Bela Ferreira

Portugueses passam a ter seis testes gratuitos por mês. Semana de contenção é antecipada

António Costa muda as previsões e antecipa para o final do ano a prevalência da variante Ómicron - 90% das infeções no final do ano. E foi esta nova variante, que é mais transmissível, que levou à tomada de novas medidas.

Entre as medidas está o reforço dos testes gratuitos por mês, aumentando dos atuais quatro para seis.

A semana de contenção vai começar também mais cedo: às 00h00 do dia 25 de dezembro, com o teletrabalho obrigatório e creches, ATL's, bares e discotecas fechados. António Costa anunciou ainda a obrigatoriedade de apresentação de testes negativos para acesso a restaurantes e hotéis.

A lotação nos estabelecimentos comerciais vai também estar limitada a 1 pessoa por 5 metros quadrados.

21 dez 2021 21 de dezembro de 2021 às 17:06
autor Ana Bela Ferreira

António Costa: "Temos conseguido obter resultados efetivos"

O primeiro-ministro fez balanço das medidas que foram tomadas há um mês com o início da vacinação da dose de reforço e das crianças que começou no fim de semana passado.

83,5% das pessoas com mais de 65 anos já têm a dose de reforço, anunciou. António Costa começou por fazer a comparação com o ano anterior, lembrando que os internados são três vezes menos do que no ano passado.

"Quase que triplicámos o número de testes" de 19 de dezembro de 2020 para o mesmo dia deste ano. "A testagem vale a pena", referiu o governante.

21 dez 2021 21 de dezembro de 2021 às 16:03
autor SÁBADO

Trocas de presentes nas lojas podem ser proibidas até 10 de janeiro

Entre as medidas que o primeiro-ministro deve anunciar na tarde desta terça-feira está a proibição de trocas nas lojas até 10 de janeiro, avança o jornalPúblico.

Com esta medida, o Governo pretenderá controlar a circulação de pessoas entre o Natal e o ano novo, impedindo assim que se troquem os presentes de Natal até à segunda semana de janeiro. Já estava prevista uma semana de contenção a seguir ao ano novo.

De acordo ainda com o Público, António Costa terá já falado com o Presidente da República sobre as medidas de contenção da pandemia que vão ser apresentadas esta tarde.

21 dez 2021 21 de dezembro de 2021 às 15:55
Lusa

OMS aprova utilização de emergência de décima vacina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a utilização de emergência da vacina NuvaxovidTM contra a covid-19, passando a lista a contar agora com 10 vacinas, segundo um comunicado divulgado esta terça-feira.

A vacina, que já tinha sido avaliada e aprovada pela Agência Europeia do Medicamento (EMA na sigla em inglês), foi desenvolvida pelo laboratório norte-americano Novavax e pela Coligação para a Inovação Preventiva contra a Pandemia (CEPI, na sigla em inglês).

Esta vacina é o produto originário da vacina CovovaxTM, que recebeu luz verde da OMS a 17 de dezembro, tratando-se da primeira vacina concebida a partir de proteínas que desencadeiam uma resposta imunitária autorizada.

Ambas as vacinas - NuvaxovidTM e CovovaxTM - recorrem às mesmas tecnologias, são administradas em duas doses e podem ser conservadas a temperaturas de refrigeração normais (entre 2ºC e 8ºC).

A aprovação do uso de emergência de vacinas possibilita a sua aquisição pelo mecanismo de distribuição universal e equitativa Covax, destinado a prover os países mais pobres de vacinas contra a covid-19.

21 dez 2021 21 de dezembro de 2021 às 14:23

Variante Ómicron representa 50% dos casos em Portugal

A variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2 tem crescido exponencialmente na proporção de casos prováveis nas últimas duas semanas em Portugal, estimando-se uma proporção de 46,9% na segunda-feira, revelam dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

"Os dados obtidos desde o dia 15 de dezembro consolidam a perspetiva de que a variante Ómicron será dominante (maior do que 50%) em Portugal na presente semana (20 a 26 de dezembro), em paralelismo com o cenário observado em outros países como, por exemplo, a Dinamarca e o Reino Unido", adianta o relatório semanal do INSA sobre a diversidade genética do coronavírus SARS-CoV-2 no país.

21 dez 2021 21 de dezembro de 2021 às 12:30

Centros de vacinação fechados de 23 a 26 de dezembro e de 30 a 2 de janeiro

Informação foi comunicada às Administrações Regionais de Saúde e aos Agrupamentos de Centros de Saúde, avança o Jornal de Notícias. Porém, a Direção-Geral de Saúde sustenta que ainda estão "para decisão" os dias de encerramento durante a quadra natalícia e no fim do ano.

21 dez 2021 21 de dezembro de 2021 às 12:28

OMS pede cautela nos festejos

A Organização Mundial de Saúde pediu cautela no período de fim do ano. O director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, defendeu: "Um evento cancelado é melhor do que viver menos."

21 dez 2021 21 de dezembro de 2021 às 12:25

Terminou Conselho de Ministros extraordinário

A reunião do Conselho de Ministros, a última antes do Natal, estava prevista para a próxima quinta-feira, como é habitual, mas o líder do executivo decidiu antecipá-la em dois dias. "Esta antecipação resulta do facto de propostas recebidas pelo grupo de epidemiologista que têm apoiado o executivo. Como são medidas com impacto na vida das pessoas, convém que sejam tomadas com antecedência, tendo em vista tornar possível uma melhor preparação e adaptação", declarou a fonte do Governo à Lusa.

Uma das opções que poderá estar em cima da mesa é a obrigatoriedade do teletrabalho logo a 26 de dezembro, antecipando numa semana o período de contenção que foi inicialmente decidido para 2 a 9 de janeiro. Teste negativo à covid-19 antes de entrar em festas de ano novo e lotações limitadas, também são medidas que estão a ser ponderadas, tal como, o encerramento de discotecas e bares na passagem de ano. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.