Sábado – Pense por si

Temperaturas sobem entre 4 e 8 graus a partir de terça-feira

Subida de temperatura deve manter-se até ao fim-de-semana. Máximas podem atingir os 39 graus durante a semana.

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira entre 04 e 08 graus Celsius em algumas regiões do continente e na quarta-feira prevê-se um aumento das mínimas com noites tropicais, segundo o IPMA.

"Hoje ainda não temos uma alteração significativa dos valores das temperaturas e a nota dominante será o vento com rajadas da ordem dos 65 quilómetros por hora na faixa costeira ocidental. Para amanhã [terça-feira] já vamos ter uma subida acentuada da temperatura máxima entre os 04 e os 8 graus em alguns locais", disse à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada.

Na região sul, a subida da temperatura máxima será mais pequena entre os 02 e os 04 graus, de acordo com a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA),

"Isto quer dizer que vamos chegar ao meio da semana com máximas a variar entre os 30 e os 33/34 graus. No entanto, em alguns locais do litoral norte e centro, do interior do Alentejo, Beira Baixa e Vale do Tejo as temperaturas vão variar entre os 35 e os 39 graus. Na grande Lisboa estão previstos 35 graus", disse.

Maria João Frada adiantou ainda que na quarta-feira está prevista uma subida significativa das temperaturas mínimas na generalidade do território.

"A partir de dia 21 vamos ter uma subida da mínima e vamos ter noites tropicais em grande parte do continente. As temperaturas não vão descer abaixo dos 20 graus", indicou.

Segundo a meteorologista do IPMA, as temperaturas vão manter-se altas até sexta-feira, esperando-se uma descida a partir de sábado.

"No sábado há uma tendência para uma descida da temperatura máxima no norte e centro, especialmente no litoral a norte do Cabo Raso e no domingo descem mais um pouco. Ainda assim os valores não descem abaixo dos 30 a 35 graus, com exceção para a faixa costeira a norte do Cabo Raso que será da ordem dos 25 a 27 graus", disse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.