
Quase todo o continente com aviso amarelo devido ao calor
O aviso amarelo, o menos grave, é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O aviso amarelo, o menos grave, é emitido quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Devido à onda de calor que está a atingir o país, o IPMA colocou sete distritos do continente em aviso vermelho, nomeadamente Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre.
O IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
As temperaturas deverão manter-se baixas pelo menos até quarta-feira.
O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de ‘reduzido’ a ‘máximo’, e os cálculos são obtidos a partir de temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O estado do tempo em Portugal continental está a ser condicionado por uma "depressão complexa centrada a noroeste da Península Ibérica, e pelos sistemas frontais associados aos vários núcleos desta depressão".
“Como os familiares mais próximos estão longe, a remoção da viatura [que ainda está no mar] está parada”, disse o comandante da Polícia Marítima de Cascais.
Veículo despistou-se e caiu à água em Cabo Raso.
Previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera alertam para "precipitação, por vezes forte e persistente, nas regiões do litoral norte e centro em especial no Minho e Douro litoral, progredindo para a região Sul e a possibilidade de formação de gelo e geada no interior norte e centro" do país.
Estes dois dias ficaram apenas atrás de quatro dias, entre 2 e 5 de agosto de 2018, em que se "verificaram condições meteorológicas semelhantes às atuais, mas durante um intervalo temporal maior", sublinhou o IPMA em comunicado.
É o que mostram os dados do IPMA, que detalha que o calor se deve a uma "massa de ar quente e seco com origem no norte de África".
Os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga vão estar sob aviso amarelo até às 9h00. Noutros distritos o aviso mantém-se até às 18h.
Até ao dia de hoje, o valor mais elevado da temperatura máxima foi registado na Amareleja, em agosto de 2003, com registo de 47,3°C.
Alerta de incêndios deve manter-se entre elevado a máximo, como é típico nesta altura do ano. Mas previsões do modelo europeu descartam situação semelhante à de Itália, Grécia e Turquia.
IPMA colocou ainda em risco elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real.
Previsão para esta segunda-feira no continente é de céu em geral pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Sul e, durante a tarde nas regiões Norte e Centro e possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos na região Sul, mais prováveis no litoral.