Sábado – Pense por si

Suspeito de burlar e roubar idosos do Porto preso preventivamente

O detido fazia-se passar por cobrador de faturas de energia supostamente em atraso. O suspeito já estava referenciado pela prática de 12 crimes de burla agravada.

Um juiz de instrução mandou prender preventivamente um homem associado pela PSP a assaltos ou burlas a idosos do Porto, fazendo-se passar por cobrador de faturas de energia supostamente em atraso, anunciou hoje fonte policial.

O autointitulado cobrador de energia elétrica, de 55 anos, "procedia à abordagem de cidadãos idosos e, sob o pretexto de algumas das faturas de consumo elétrico se encontrarem vencidas, para evitar o corte imediato de fornecimento de luz, coagia-as a procederem ao pagamento subsequente das mesmas", relata a PSP.

"Se astuciosamente não lograva a obtenção das quantias monetárias, procedia à subtração de bens ou valores das vítimas, algumas das vezes recorrendo à violência", acrescenta a polícia, em comunicado.

Segundo a polícia, o suspeito já estava referenciado pela prática de 12 crimes de burla agravada, dois de roubo e dois de furto qualificado, todos eles praticados na Área Metropolitana do Porto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.