Sábado – Pense por si

Sócrates nos bastidores

Nuno Saraiva 01 de outubro de 2004 às 00:00

Na noite em que foi eleito secretário-geral do PS, esteve rodeado de conselheiros mas procurou a solidão. Como age o homem que quer ser primeiro-ministro de Portugal já em 2006.

São dez e meia da noite e a sala Lisboa do Hotel Altis está cada vez mais cheia de socialistas ansiosos por festejar a eleição de José Sócrates como secretário-geral do PS. Ainda não há números oficiais, mas já ninguém duvida da vitória. Numa sala interior, o ainda candidato reúne-se com o seu núcleo duro de conselheiros. À medida que os minutos vão passando, a ansiedade aumenta entre o estado-maior "socrático". De repente, ouve-se uma voz: "O Vieira [da Silva] vai falar!" Os dirigentes socialistas vão juntos para perto das televisões, que estão ao centro da sala.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.