Sábado – Pense por si

Secretário de Estado do Mar investigado pelo MP em vários processos

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 25 de agosto de 2023 às 20:00

O Ministério Público tem investigações abertas a ajustes diretos e concursos públicos assinados pelo secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, enquanto foi presidente da Câmara de Viana do Castelo. A autarquia (PS) nega irregularidades.

A quatro meses das autárquicas, a assembleia municipal de 30 de abril de 2021 foi uma das últimas de José Maria Costa enquanto presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo. E como manda a lei, não deixou a edilidade sem primeiro prestar contas aos deputados municipais sobre os processos judiciais pendentes. Na informação que o presidente facultou para essa sessão municipal, seguiram mais de 40 páginas com a listagem dos 75 processos onde a autarquia se senta no banco dos réus. Ações administrativas, contratos mal adjudicados, expropriações, providências cautelares, entre outras disputas cíveis - mas ficaram de fora alguns inquéritos de responsabilidade criminal. Ao que a SÁBADO apurou, o Ministério Público tem em mãos pelo menos três inquéritos abertos que envolvem adjudicações alegadamente abusivas assinadas por José Maria Costa durante os 12 anos a liderar o executivo vianense, entre 2009 e 2021.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.