Sábado – Pense por si

Rui Rio reúne-se hoje com João Lourenço e Eduardo dos Santos

O líder do PSD reúne-se, em Luanda, com o presidente angolano e com o líder do MPLA, numa visita com que pretende cimentar a relação entre os dois países.

O líder do PSD reúne-se esta quinta-feira, em Luanda, com o presidente angolano, João Lourenço, e com o líder do MPLA, José Eduardo dos Santos, numa visita com que pretende cimentar a relação entre os dois países.

João lourenço
João lourenço

Em declarações aos jornalistas à chegada a Luanda, na quarta-feira, Rui Rio explicou que a visita a Angola envolve "dois contactos extraordinariamente relevantes", referindo-se à reunião com João Lourenço e ao encontro com José Eduardo dos Santos, no contexto das relações que o partido mantém.

"Relações que o PSD sempre manteve e quer continuar a manter com o MPLA, relações positivas. E por outro lado aquilo que eu, enquanto português e líder da oposição em Portugal, tenho todo o gosto em contribuir, justamente para continuar a cimentar essa relação de há algum tempo e cada vez melhor", afirmou.

A viagem do líder do PSD acontece depois de a Procuradoria-Geral da República ter transferido para Angola o processo judicial que envolve o ex-vice-Presidente angolano Manuel Vicente.

Rui Rio admitiu que houve morosidade na resolução do diferendo, sendo por isso um exemplo da reforma do sistema judicial português que afirma preconizar.

"A morosidade é um dos aspectos e a morosidade que houve aqui, enfim, é a morosidade que há sempre [nos tribunais portugueses]", observou.

Sobre o Presidente angolano, que o recebe no Palácio Presidencial, na Cidade Alta, em Luanda, às 09:00, Rui Rio destacou como "altamente positiva" a política implementada por João Lourenço, de combate à corrupção.

"Qualquer país que vise o desenvolvimento tem, naturalmente, de procurar eliminar esse fenómeno, que é um fenómeno que infelizmente nós conhecemos por todo o lado. Em Portugal, como sabe, também conhecemos esse fenómeno, procuramos sempre ultrapassar, erradicar", disse.

O presidente do PSD elogiou ainda o plano do Governo de Angola para implementar as autarquias locais, a partir de 2020, destacando o balanço "muito mais positivo" com as quatro décadas da administração local em Portugal, tendo em conta a qualidade de vida das pessoas.

Rui Rio, que regressa a Lisboa na sexta-feira, está acompanhado nesta deslocação pelo presidente da Comissão de Relações Internacionais do PSD, Tiago Moreira de Sá.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.