NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Já se poderá ser mais difícil vencer, caso a decisão fique adiada para a segunda volta, Rio considerou que, nesse cenário, o resultado será imprevisível.
O líder doPSDe recandidato ao cargo, Rui Rio, disse esta sexta-feira acreditar que pode ganhar as eleições diretas já no sábado, mas afirmou que está "longe de ter a certeza" de uma vitória à primeira volta. "Eu espero, acredito que possa acontecer, mas estou longe de ter a certeza de que vai acontecer", afirmou Rui Rio, questionado pelos jornalistas na Assembleia da República, no final da discussão na generalidade da proposta deOrçamento do Estado para 2020.
Já se poderá ser mais difícil vencer, caso a decisão fique adiada para a segunda volta (a realizar dia 18), Rio considerou que, nesse cenário, o resultado será imprevisível. "Diria que os votos de quem ficar em terceiro não são completamente alinhados nem de um lado nem de outro. Estarão de um lado, estarão do outro, e estarão eventualmente na abstenção. Eventualmente pode haver pessoas que não votaram na primeira volta que depois possam ir à segunda, não faço a mínima ideia de quem ganha e quem perde numa eventual segunda volta", admitiu.
Ainda sobre a polémica das quotas na Madeira - o PSD-Madeira insiste que poderão votar 2.500 militantes, enquanto a secretaria-regional apenas regista 104 militantes com quotas em dia à luz dos novos regulamentos -, Rio reiterou que em eleições nacionais "as regras têm de ser iguais para todos" e antecipa o que poderá acontecer. "Ou estão lá na lista os cento e tal que podem votar ou então têm uma lista com mais de dois mil militantes e quem lá aparecer vota e aí, infelizmente, até os 104 ficariam sem direito a votar", disse, considerando "linear do ponto de vista regulamentar" que todos os votos teriam de ser invalidados.
Cerca de 40 mil militantes do PSD com as quotas em dia podem votar nas diretas para escolher o próximo presidente, que vão ser disputadas entre o atual presidente do PSD, Rui Rio, o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o vice-presidente da Câmara de Cascais Miguel Pinto Luz. Se nenhum deles obtiver mais de 50% dos votos, a segunda volta realiza-se uma semana depois, dia 18, entre os dois candidatos mais votados.
O 38.º Congresso do PSD realiza-se entre 07 e 09 de fevereiro em Viana do Castelo.
Rio acredita que pode vencer já no sábado, mas "longe de ter a certeza"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Novo Banco não encherá só os bolsos da Lone Star: no mundo ligado pela finança, os ganhos vão para bombeiros em LA, polícias em Chicago, professores no Texas
Por mais grave e chocante que o caso de Bolsonaro seja, a sua sentença é um sinal de funcionamento do regime democrático brasileiro e, por isso, um sinal de esperança no futuro
Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais
O que os palestinianos nunca aceitaram – um estado independente e soberano ao lado de Israel – é agora reconhecido por Portugal e mais nove países europeus. Que estado é esse, ninguém sabe. Mas o Hamas sabe que, depois do massacre, veio a recompensa.