Sábado – Pense por si

Provedora de Justiça recebeu 194 pedidos de indemnização de feridos graves

11 de junho de 2018 às 10:04
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

O prazo de candidatura para as vítimas dos incêndios de Junho e Outubro de 2017 terminou a 30 de Maio.

A Provedora de Justiça recebeu 194 pedidos de indemnização de feridos graves dos incêndios de Junho e Outubro de 2017, cujo prazo de candidatura terminou a 30 de Maio.

Num ponto de situação das indemnizações facultado à agência Lusa, a Provedora de Justiça esclarece que dos 194 pedidos de feridos graves recebidos, 57 dizem respeito aos incêndios de 17 a 24 de Junho e 137 aos incêndios ocorridos a 15 e 16 de Outubro.

Dos 194 pedidos recebidos, 121 foram já encaminhados para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF) - já que o mecanismo extrajudicial de adesão voluntária criado pelo Governo para indemnizar os feridos graves obriga à realização de um exame pericial, para avaliação do dano corporal, que tem carácter de urgência -- e, desses, 18 tiveram entretanto resposta do INMLCF.

"Analisado o requerimento e recebido o relatório da perícia e demais documentação, a Provedora de Justiça proporá o montante da indemnização a pagar em cada caso concreto de forma expedita", esclarece.

A instituição liderada por Maria Lúcia Amaral adianta que "é provável que cheguem mais pedidos de indemnização" no decorrer desta semana, já que, apesar do prazo de candidaturas ter terminado a 30 de Maio, as Câmaras Municipais possuem duas semanas para reencaminharem para a Provedora de Justiça as que lhes foram entregues.

Na informação, a Provedora de Justiça recorda que o processo de indemnização relativo às vítimas mortais dos mesmos incêndios, cujo prazo de entrega terminou a 15 de Fevereiro, recebeu 309 pedidos referentes a 115 mortes (65 em Junho e 50 em Outubro) e que o montante global das indemnizações deverá rondar 31 milhões de euros, existindo ainda "alguns casos pendentes".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?