Siga o nosso canal no WhatsApp e não perca as grandes histórias da SÁBADO. Seguir

Professores procuram-se: 24% das vagas ficaram por preencher

Professores procuram-se: 24% das vagas ficaram por preencher
Sara Capelo 27 de setembro de 2021

Cerca de um quarto dos lugares nos cursos de Ensino Básico não tiveram candidatos. Vagas transitam para segunda fase. É um sintoma da falta de interesse na profissão, avisa Mário Nogueira.

Pode ser mais um sinal da crise de vocação: na primeira fase do ensino superior, 24% dos lugares dos cursos de ensino básico ficaram por preencher. Em 795 vagas, 191 não tiveram candidatos. O curso do Politécnico de Portalegre não teve candidatos para as 22 vagas. Na licenciatura oferecida pelo Politécnico da Guarda só houve um aluno colocado (há ainda 24 vagas para a segunda fase). E em Bragança há 46 das 50 vagas para ocupar. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Talvez crónica

Somos feitos da curiosidade que temos

Uma pessoa que se rende à falta de curiosidade nunca vai saber o que está a perder. Deixa-se ficar deitada a apanhar pó por dentro, enquanto a vida lá fora avança em passos largos e fugidios. As respostas ficam cabisbaixas trancadas numa sala, a trocarem olhares entre elas, ansiosas por se virem mostrar como nunca antes as viram.

A Lagartixa e o jacaré

Debates

O papel dos comentários pós-debates ajuda a fixar uma impressão, mesmo quando a composição dos comentadores parece de antemão favorecer um lado ou outro. Parece e é. A maioria dos comentadores é hoje favorável à direita.

Cuidados Intensivos

Hooligans

Nos debates, ganha quem o hooligan quer que ganhe – e isso é válido para o hooligan anónimo, que grita para o televisor “Dá-lhe, Pedro Nuno!”, como para o hooligan em estúdio, que apesar de usar fato e gravata também está de tronco ao léu, agarrado à vedação do estádio, a chamar nomes ao árbitro.