O presidente da Câmara de Proença-a-Nova disse que tem meios em prevenção para a eventualidade do incêndio que deflagrou em Vila de Rei atingir aquele concelho.
O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova disse hoje que o município tem meios em prevenção para a eventualidade do incêndio que deflagrou em Vila de Rei atingir aquele concelho do distrito de Castelo Branco.
Em declarações à Lusa cerca das 19h00, o autarca João Lobo disse que o fogo que eclodiu sábado em Vila de Rei e que lavra no vizinho concelho de Mação, distrito de Santarém - numa zona de enclave rodeado pelo distrito de Castelo Branco - se dirige para a área do município de Proença-a-Nova.
"É uma preocupação e temos os meios em prevenção no local, sapadores florestais e equipas da junta de freguesia", afirmou João Lobo, notando, no entanto, que as chamas ainda não entraram no seu concelho.
De acordo com o autarca, uma das frentes do incêndio está na zona da localidade de Mouta Racome, em Mação, que fica a menos de um quilómetro em linha reta a oeste da fronteira com o distrito de Castelo Branco e a cerca de dois quilómetros a noroeste da povoação de Bairrada, já em Proença-a-Nova.
"O vento mudou de direção, virou mais para sul e o fogo vai a caminho de Bairrada", precisou João Lobo.
O autarca disse ainda que o incêndio já atingiu uma zona florestal "que ardeu em 2017" perto de Mouta Racome.
O incêndio que começou cerca das 15h00 de sábado na localidade de Fundada, Vila de Rei e se estendeu ao início da noite ao concelho de Mação permanece ativo há quase 29 horas e está a ser combatido por 855 operacionais, apoiados por 262 viaturas e 15 meios aéreos.
Proença-a-Nova de prevenção caso seja atingido por fogo de Vila de Rei
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.