Sábado – Pense por si

PJ tirou a máscara aos Anonymous

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 05 de março de 2015 às 00:00

O director do Tugaleaks questionou a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista sobre um ataque antes da sua ocorrência. A PJ acredita que estava envolvido

Era segunda-feira, 2 de Fevereiro de 2015. Na baixa de Lisboa, os funcionários da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) recebiam um contacto de Rui Cruz, director do órgão de comunicação online Tugaleaks a perguntar se o sistema informático da instituição estava a funcionar correctamente e se tinha sofrido algum ataque. Estranharam. Tudo parecia estar bem, mas foi por pouco tempo: nessa noite um grupo de hackers associados ao Anonymous Portugal iniciou uma intrusão informática que terá divulgado emails, passwords e documentos de jornalistas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.