Sábado – Pense por si

PCP agenda congresso para Dezembro de 2016

13 de dezembro de 2015 às 19:24
As mais lidas

Jerónimo de Sousa anunciou hoje que o Comité Central do Partido Comunista Português marcou o congresso do partido para os dias 2, 3 e 4 de Dezembro do próximo ano

O Comité Central do PCP marcou hoje o próximo congresso do partido para os dias 2, 3 e 4 de Dezembro de 2016, anunciou o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, após reunião do órgão directivo alargado, em Lisboa.

"O Comité Central decidiu ainda marcar o XX Congresso do PCP para os dias 2, 3 e 4 de Dezembro de 2016", afirmou o líder comunista, em conferência de imprensa, na sede nacional do partido.

Questionado sobre se se manteria no cargo de secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa demonstrou algum enfado bem-humorado: "já cá faltava..."

"As questões de direcção será para uma fase posterior", afirmou, destacando estarem agora em cima da mesa as "grandes linhas orientadoras, o quadro nacional e internacional e o objectivo de reforço do partido", completando com outra tirada: "mas, esteja descansado, que isto está a correr bem".

O local do evento, que se realiza ordinariamente de quatro em quatro anos, ainda não foi definido, segundo o PCP. O último congresso comunista decorreu em Almada entre 30 de Novembro e 2 de Dezembro de 2012.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.