Sábado – Pense por si

Patriarca de Lisboa ocultou denúncia de abuso sexual

Diogo Barreto
Diogo Barreto 27 de julho de 2022 às 09:16
As mais lidas

D. Manuel Clemente teve conhecimento de um caso de abuso sexual no patriarcado na década de 90 e chegou a encontrar-se com a vítima, mas não disse nada às autoridades.

D. Manuel Clemente, o patriarca de Lisboa, escondeu das autoridades um abuso sexual praticado por um padre do patriarcado durante a década de 90, revelao jornal Observador

Manuel Clemente
Manuel Clemente Pedro Simões 

D. Manuel Clemente chegou a encontrar-se pessoalmente com o lesado, tendo optado, ainda assim, por manter o padre em funções, alegadamente a pedido da vítima.

De referir ainda que o alegado autor dos abusos sexuais continuou a gerir uma associação privada que acolhe famílias, jovens e crianças. Em declarações ao jornal, o Patriarcado justificou que a vítima optou por não querer tornar o caso público, desejando apenas que o crime, cometido nos anos 90, não se repetisse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.