Sábado – Pense por si

Os herdeiros das misteriosas contas na Suíça

Catarina Guerreiro 22 de julho de 2017 às 08:00

Sete pessoas com nacionalidade ou residência portuguesa estavam na lista de contas inactivas divulgada pela Associação de Bancos Suíços

A notícia foi dada pelo Messenger do Facebook. "Boa noite. A vossa bisavó deixou uma conta na Suíça e o banco anda à procura dos descendentes pois ninguém mexe no dinheiro há 60 anos." Do outro lado, a informação dada pelaSÁBADO caiu que nem uma bomba no meio da família de Laura Júlia Mange Moreton, uma das portuguesas que está na lista divulgada, em Dezembro de 2015, pela Associação dos Banqueiros Suíços (ABS). Os bancos desvendaram alguns dos seus clientes depois de o governo os ter autorizado a revelar os dados das contas ou cofres que não têm movimentos desde 1955 . Foi assim tornada pública a titularidade de 2.600 contas e 70 cofres, que ascendem a um total de 40 milhões de euros e cujo conteúdo, caso não sejam reivindicadas até 2020, reverterá para o Estado. Mas, até agora, e ao fim de pouco mais de um ano, apenas 5% foram reclamadas, segundo dados da empresa suíça Fast Search, que se especializou em procurar os donos destas contas adormecidas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.