Sábado – Pense por si

O Ministério Público em abril (afinações de percurso)

Euclides Dâmaso , Maria José Morgado 23 de abril de 2024 às 23:00

Importará que a hierarquia possa controlar e tutelar a execução das investigações que possam vir a ter relevantes repercussões públicas, exteriores à dinâmica e objetivo do específico exercício da ação penal.

COMPLETA-SE EM ABRIL meio século desde a implantação da democracia e celebram-se em setembro 46 anos de publicação da primeira Lei Orgânica do Ministério Público. Foi ela que modelou este órgão à luz das exigências do Estado de direito acolhidas no novo texto constitucional, ainda que só em 1992 se tivesse alcançado plena autonomia face ao poder político. O Código de Processo Penal, que cometeu ao Ministério Público a responsabilidade pela investigação criminal, foi publicado fez em fevereiro passado 37 anos. É, por isso, boa altura para refletir sobre a necessidade de afinações, depois de tanto caminho percorrido.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.