Os motoristas do setor privado de transporte de passageiros do Norte vão prolongar até ao final de março as greves parciais iniciadas em dezembro em protesto por aumentos salariais.
Os motoristas do setor privado de transporte de passageiros do Norte vão prolongar até ao final de março as greves parciais iniciadas em dezembro por aumentos salariais com efeitos retroativos a fevereiro de 2019, informou hoje fonte sindical.
Um novo pré-aviso de greve emitido pelo Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN) abrange exatamente o período entre as 00:00 de quinta-feira, 02 de janeiro, e as 24:00 de 31 de março, cobrindo "todos os trabalhadores das empresas do setor de transportes rodoviários e pesados de passageiros dos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real".
O STRUN representa, nestes seis distritos, cerca de mil trabalhadores.
O pré-aviso de greve incide sobre todo o trabalho extra em dias de folgas ou feriados e, nos restantes dias, abrange as duas primeiras e duas últimas horas de serviço de cada trabalhador, explicou à agência Lusa o coordenador do STRUN, José Manuel Silva.
"Os motivos que dão origem a estas greves prendem-se com a justa reivindicação dos trabalhadores, que exigem aumentos salariais e retroativos desde fevereiro de 2019", disse o sindicalista.
O STRUN e a Associação Nacional de Transportes de Passageiros (ANTROP) falharam em meados de novembro uma tentativa para chegar a um entendimento.
O sindicato reclama o pagamento de 300 euros, "30 euros por mês, desde fevereiro, mais o subsídio de férias", mas o presidente da ANTROP, Luís Cabaço Martins, já disse que aceitar este pagamento seria desrespeitar os outros sindicatos.
Ainda assim, admitiu, "no limite" uma solução de compromisso, como o pagamento de um mês de retroativos.
"Não fazia sentido agora pagar os retroativos desde fevereiro, quando tiveram a oportunidade de assinar o acordo e não o fizeram", declarou Luís Cabaço Martins.
"Esta greve é absurda. É um sindicato que rejeita aumentos salariais. É ridículo", referiu, garantindo não ser verdade que a ANTROP faltou ao acordado.
Motoristas de transporte de passageiros do Norte com greves parciais até março
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.