Sábado – Pense por si

Madeira quer regime para que residentes paguem 86€ por voo para o continente

14 de abril de 2019 às 20:52
Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
As mais lidas

Desde novembro de 2018 que o executivo insular tem ativo o programa 'Estudante Insular' que permite quatro viagens de ida e quatro de volta aos estudantes madeirenses no continente português por 65 euros.

O presidente do Governo Regional da Madeira anunciou este domingo que o seu executivo quer adotar um regime que permita aos residentes no arquipélago comprar voos para o continente por um preço máximo de 86 euros.

"O que nós vamos fazer é avançar rapidamente para ver se, antes do verão, conseguimos montar um sistema semelhante àquele que montámos para os estudantes, no sentido de os madeirenses só pagarem 86 euros", afirmou Miguel Albuquerque, adiantando que o montante necessário para pagar o restante até ao teto máximo de 400 euros será feito "através de um fundo".

Em declarações ao grupo RTP-Madeira, à margem da Festa do Limão, que se realiza na freguesia da Ilha, no norte da Madeira, Miguel Albuquerque reconheceu, no entanto, que tem receio do que o Governo da República possa decidir, já que a região precisa de uma autorização do executivo de António Costa e da colaboração dos CTT.

"O que nós receamos é que nós precisamos da colaboração dos Correios para o fazer e precisamos de uma autorização do Governo da República e, portanto, vamos avançar com o sistema e vamos tentar antes do verão concretizá-lo. E a única coisa que o pode impedir é a autorização do Governo da República ou a influência que o Governo da República pode ter nos CTT", disse.

Desde novembro de 2018 que o executivo insular tem ativo o programa 'Estudante Insular' que permite quatro viagens de ida e quatro de volta aos estudantes madeirenses no continente português por 65 euros, pagando a região o remanescente, até ao teto máximo de 400 euros.

Miguel Albuquerque voltou a criticar os preços da TAP, afirmando estar "em rédea livre" e "a praticar preços inqualificáveis", classificando o que se passa em termos de valores "como um desaforo aos madeirense e à economia regional".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.